sexta-feira, 17 de maio de 2024

Amambai inicia as comemorações da Semana da Pátria

Nesta sexta-feira, dia 1º de setembro, a Prefeitura de Amambai, em parceria com o 17º RC Mec., deu início às comemorações da Semana da Pátria em um evento que reuniu autoridades locais e a comunidade em geral. O destaque da cerimônia foi o hasteamento do Pavilhão Nacional e o simbólico acendimento da pira, que marcam o início das festividades alusivas à independência do Brasil.

O evento contou com a presença do prefeito de Amambai, Dr. Edinaldo Luiz de Melo Bandeira, do vice-prefeito, Rodrigo Selhorst, a secretária municipal de Educação, Zita Centenaro, do comandante do 17º RC Mec, Cel. Eric Correa da Cruz, do comandante do 16º Subgrupamento de Bombeiros Militar de Amambai, Tenente Manchester, da presidente da câmara, vereadora Lígia Borges, e dos vereadores Valter Brito, Tato Souza, Odil Puques, Cida Farias, Geverson Vicentin, Paulo Sérgio e Anílson Prego.

Durante a cerimônia, o prefeito Dr. Bandeira, acompanhado do Cel. Eric Correa da Cruz e dos alunos Camila de Souza, do 8º ano da Escola Felipe de Brum, e Davi Morel, do 2º ano da Escola Antônio Pinto da Silva, realizaram o hasteamento da Bandeira Nacional. O Exército brasileiro também acendeu a pira, simbolizando a chama da pátria.

Alunos das escolas Antônio Pinto da Silva, Escola Especial Renascer (Apae), Escola Municipal Rachid Saldanha Derzi e Escola Estadual Coronel Felipe de Brum participaram da abertura das festividades.

A programação da Semana da Pátria em Amambai inclui o hasteamento da Bandeira do Brasil todas as manhãs às 8h e o arriamento às 18h, envolvendo as escolas e entidades do município. No dia 7 de setembro, acontece do Desfile Cívico Militar.

O prefeito Edinaldo Luiz de Melo Bandeira destacou a importância do evento, enfatizando que as cores da bandeira nacional pertencem a todos os brasileiros, independentemente de posicionamento político. Ele expressou: “Muito obrigado a todos vocês que se fizeram presentes. Parabéns a Escola Especial Renascer pela apresentação, resgatando esse sentimento de amor à pátria, que é fundamental para essas novas gerações. Então, nossos alunos, aproveitem esse momento e que isso seja rotina na nossa cidade, não só na semana da pátria, mas todos os dias ao decorrer do ano.”

O comandante do 17º RC MEC, Coronel Eric Correa da Cruz, destacou a importância de celebrar a independência do Brasil e honrar os símbolos pátrios, lembrando que este é um dever de todos os cidadãos.

As comemorações da Semana da Pátria em Amambai são uma oportunidade para a comunidade se unir em torno dos valores cívicos e patrióticos, fortalecendo o espírito de amor à pátria e o respeito aos símbolos nacionais.

Fonte: Raquel Fernandes/Secom

Fotos: Adrielly Maciel/Secom