sexta-feira, 17 de maio de 2024

Com muita emoção, Prefeitura de Amambai realiza abertura da campanha Setembro Amarelo

A Prefeitura de Amambai, por meio das Secretarias Municipais de Educação, Saúde e Assistência Social, realizou na manhã desta terça-feira, 5 de setembro, a abertura da Campanha Setembro Amarelo com o tema: “A vida é a melhor escolha. Se precisar, peça ajuda!”.

O objetivo da ação de conscientização, iniciada em 2015, é a prevenção ao suicídio, já que de acordo com a OMS 700 mil episódios foram registrados em 2019 no mundo todo, sem contar aqueles que são subnotificados. No Brasil, 38 suicídios são cometidos em média por dia e a maioria deles poderiam ser evitados se tivessem acesso ao tratamento e informações de qualidade.

Durante o ato, a psicóloga que faz parte da equipe responsável pela campanha, Elenice Peixoto, agradeceu a presença de todos e ressaltou a parceria de todas as secretarias para o bem comum. “No ano passado, nossa campanha incluía apenas a educação, mas neste ano unimos forças para atingir um maior número da população”, afirmou.

A secretária de Saúde Dirlene Zanetti representou as secretárias envolvidas Zita Centenaro e Eronilde Melo, além do prefeito Edinaldo Luiz de Melo Bandeira. Segundo ela, a preocupação não pode ser apenas neste mês, por isso, é hora de multiplicar a informação. “Muitas famílias amambaienses sofrem com essa realidade, cabe a nós compreendermos, oferecendo uma rede de apoio para evitar o pior com profissionais qualificados”, disse ela.

Lígia Borges, presidente da Câmara Municipal de Vereadores, cumprimentou todos os colaboradores envolvidos e afirmou que as vezes o problema está do nosso lado e nós não percebemos. “Existem muitas pessoas que precisam de ajuda, essa rede de conscientização é o primeiro passo para que possamos fazer a diferença”, concluiu.

A ação aconteceu da Casa de Leis, contando com apresentação do Coral da Escola Municipal Mitã Rory e palestra com a policial penal e psicóloga Jéssica Dias dos Santos. Estiveram presentes, além das autoridades já citadas os vereadores Paulo Sérgio e Anilson Prego.

Além de palestras nas unidades de ensino do município, será oferecida conscientização nas unidades de saúde e nos projetos do Centro da Juventude, Florestinha e Criança Feliz. Outra programação acontece no dia 13 para servidores públicos, reunindo esporte e lazer no Estádio Ernesto Landolfi.

Fonte: Bruna Corrêa/SECOM