sexta-feira, 3 de maio de 2024

No mês de aniversário do município, Helena Pereira lança livro que tem Amambai como inspiração

Uma noite emocionante de celebração literária marcou as comemorações do aniversário de 75 anos de Amambai. A poetisa Helena Pereira lançou seu mais recente trabalho, intitulado “Amambai, Tua História em Versos”.

O evento, realizado na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), foi um tributo apaixonado à cidade que inspirou a obra e contou com uma série de declamações de poesias escritas pela autora, além da apresentação do hino de Amambai e da música Comitiva Esperança pelo Coral Eduardo Dutra Lescano.

O livro de Helena Pereira, “Amambai, Tua História em Versos”, é uma homenagem à rica cultura e história do município. Suas palavras poeticamente entrelaçadas destacam a beleza da paisagem local, a diversidade de sua população e a profunda conexão que os amambaienses têm com sua terra natal. Através de versos cuidadosamente escolhidos, Helena captura a essência de Amambai e a transforma em uma bela narrativa poética.

No evento, amigos, familiares e admiradores de Helena tiveram a oportunidade de ouvir Isadora Maria Guerini Albuquerque, Helena Kolle e Edirley Viana Vieira declamando poesias presentes na obra.

Algumas personalidades locais também fizeram questão de expressar seu apoio e apreço pelo trabalho de Helena. O prefeito de Amambai, Dr. Edinaldo Luiz de Melo Bandeira, citado em uma das poesias presentes na obra, expressou sua gratidão por ser homenageado pela autora. Ele destacou que, apesar dos desafios enfrentados na vida pública, ser lembrado de maneira tão especial por meio da poesia de Helena tornou tudo valer a pena e o fez sentir-se privilegiado.

Rogério Fernandes Lemes, presidente da Academia Amambaiense de Letras (ACAL) destacou a importância do livro para a literatura local, chamando-o de “uma grande riqueza”. Ele enfatizou a necessidade de promover novos poetas e leitores na região. “Amambai se destaca no ensino e na literatura (…) e quando apoiamos a literatura demonstramos o quanto de sensibilidade há no nosso entendimento de uma vida melhor, mais tranquila e mais inspiradora”, salientou.

Cida Farias, vereadora que representou a presidente da Câmara Municipal, Lígia Borges, enfatizou o potencial literário de Amambai e destacou que o Legislativo está à disposição para apoiar iniciativas culturais como essa.

A própria autora, Helena Pereira, também se dirigiu ao público presente, compartilhando seu amor por Amambai. Ela mencionou que, apesar de não ter nascido na cidade, se sente profundamente ligada a ela desde a infância. A poetisa expressou sua gratidão pela oportunidade de homenagear a cidade que a acolheu e enfatizou o caráter inclusivo e acolhedor de Amambai.

O lançamento de “Amambai, Tua História em Versos” não apenas celebrou o aniversário da cidade, mas também destacou a importância da literatura como uma forma de honrar e preservar as raízes culturais de uma comunidade.

Veja fotos:

Fonte e Fotos: Patrícia Dapper