terça-feira, 7 de maio de 2024

Em celebração ao Outubro Rosa, Prefeitura de Amambai inaugura Sala do Projeto Bem-Nascer no Posto de Saúde Central

Marcando a campanha Outubro Rosa de Amambai, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, realizou na manhã desta quarta-feira, 25 de outubro, a inauguração da Sala de Atendimento do Projeto Bem-Nascer – Pacto Estadual pela Redução da Mortalidade Materno-Infantil.

A iniciativa foi do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul com o objetivo de aperfeiçoar os atendimentos e cuidados durante o pré-natal e pós-parto, buscando avançar na qualificação de toda a assistência materno-infantil. Para isso, foi feita a doação de um aparelho de ultrassonografia para o município.

Este aparelho, estará disponível junto a equipamentos para avaliação ginecológica e de inserção do DIU na Sala do Projeto, localizada no Posto de Saúde de Central para receber as mulheres do município que estão gestantes ou que desejam não engravidar. Além de avaliações, serão realizadas ultrassonografias obstétricas e pélvicas e a implantação de métodos contraceptivos de longa duração.

Segundo a médica Renata Deltrejo Rosa, uma das responsáveis pela unidade, o intuito principal do Bem-Nascer em Amambai é com o planejamento reprodutivo, reduzir a mortalidade materno-infantil, prevenindo a gravidez indesejada. “Disponibilizando de toda a tecnologia e uma equipe preparada, estaremos oferecendo o melhor atendimento a todas as pacientes do SUS”, disse.

Junto a Renata, fazem parte da equipe de atendimento, o médico Roger Alvarez, responsável pelas ultrassonografias, a técnica de enfermagem Katya Cristina de Bona, o enfermeiro Wellinton de Melo e Bárbara Luana na parte administrativa.

Durante o evento, Dirlene Zanetti, secretária municipal de Saúde, agradeceu as autoridades presentes e ressaltou a importância da parceria do Governo do Estado com a administração municipal. “Cuidar da saúde da mulher é cuidar da saúde da família, cuidando das mães, nós também cuidamos dos filhos e esse é nosso objetivo”, disse.

Lígia Borges, presidente da Câmara Municipal, ressaltou que é motivo de muita alegria celebrar essa inauguração tão importante para o município. “Parabéns a todos os envolvidos nessa conquista que oferecerá as mamães de Amambai que precisam deste atendimento e acolhimento”, afirmou.

A vereadora Rosa Linda Rodrigues parabenizou a equipe do Projeto e os responsáveis pela sua realização. “Os serviços do Bem-Nascer são planejados com cuidados pediátricos, nutricionais e muito mais, assim poderemos salvar milhares de vidas”, falou.

Cida Farias, também vereadora do município, disse que como mulher quer sempre o melhor para todas as mulheres do município, por isso está orgulhosa dessa conquista. “Parabéns ao Governo Estadual e gestão municipal pela visão de cuidado com nossas mulheres, sabemos que este é o diferencial dessa administração”, ressaltou.

O médico Dr. Roger afirmou que a equipe estará unida para atender as gestantes do município desde o início da gestação. “Estaremos juntos com vocês mulheres nessa etapa tão especial da vida de cada uma até o fim da gravidez”, concluiu.

Além das autoridades já citadas, estiveram presentes prestigiando a programação o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico Roberto Racchtiune, a enfermeira Aline Paula Klein Coelho e a coordenadora da Atenção Primária à Saúde do município Luciana Aparecida Ramos de Alcantre.

Fonte: Bruna Corrêa/SECOM