quinta-feira, 9 de maio de 2024

Secretaria de Meio Ambiente realiza Rota da Educação Ambiental em vilas do município

A Prefeitura de Amambai, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMAI), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou durante o mês de outubro a Rota da Educação Ambiental nas Vilas Doriane, Mangay e Crepúsculo.

A iniciativa reuniu os técnicos em um serviço de porta a porta com a promoção da conscientização comunitária com o objetivo de combater o descarte incorreto de resíduos em vias públicas. Para fortalecer a atividade, auxiliaram a equipe de Meio Ambiente, o Controle de Vetores cedeu uma equipe de Agentes de Combate às Endemias.

A programação teve início no dia 4 de outubro, dentro da Vila Doriane, nas proximidades do Parque de Obra. No dia 6 foi a vez da Vila Mangay, nas proximidades do Posto de Saúde e por fim, nesta sexta-feira, 20, a ação foi na Vila Crepúsculo, nas redondezas do Parque da Cidade.

Os servidores buscaram orientar à comunidade sobre algumas causas que degradam o meio ambiente, a saúde e as relações sociais, como as queimadas de folhas ou de outros materiais que oferecer risco de provocar incêndios de larga escala e o descarte ou acúmulo de resíduos em casas ou áreas públicas que geram criadouros para vetores transmissores de doenças.

A Rota foi realizada nestas regiões como resposta às denúncias feitas ao Setor de Fiscalização como forma de advertir tais atitudes e possibilitar um momento de reflexão quanto ao consumo excessivo, a necessidade da reutilização, a manipulação e a separação dos resíduos que potencializa a Coleta Seletiva do município.

Confira alguns registros:

Fonte: Bruna Corrêa/SECOM