terça-feira, 7 de maio de 2024

Carreta do Hospital de Amor iniciou o atendimento às mulheres amambaienses nesta segunda

A Carreta do Hospital de Amor está em Amambai e iniciou os atendimentos às pacientes na tarde desta segunda-feira, 21 de novembro, na Rua Sete de Setembro, entre a Prefeitura e a Praça Coronel Valêncio de Brum.

As amambaienses que estão sendo atendidas com os exames fizeram o agendamento durante a semana passada nas unidades básicas de saúde. A previsão é de que durante a semana toda serão realizadas 216 mamografias e 115 Papanicolau (Preventivo).

Além da equipe da saúde municipal, com a presença de enfermeiras e agentes de saúde, a recepção conta com a participação da equipe do Hospital de Amor com uma enfermeira, duas auxiliares administrativas, uma técnica em radiologia e um motorista.

A unidade móvel atenderá na Praça Central até sexta-feira, das 13h às 17h na terça, quarta e quinta-feira e das 7h às 11h na sexta-feira, 24 de novembro. Ainda restam algumas vagas disponíveis, as interessadas devem comparecer com documentos pessoais em mãos para inscrição.

Público-alvo

São quesitos necessários para a realização do exame de Mamografia: ter idade entre 40 e 69 anos, não estar grávida ou amamentando, não ter realizado exame em um período menor que 1 ano ou em outra instituição, não utilizar hidratantes ou talcos antes do exame. É proibido para mulheres que já trataram câncer de mama.

Já para o Papanicoulau é preciso ter entre 25 e 64 anos, não ter relações sexuais pelo menos 2 dias antes do exame, não estar gestante, não usar pomadas ginecológicas pelo menos 2 dias antes do exame e não estar menstruada. Proibido para quem não tiver completado 1 ano desde o último exame realizado com o Hospital.

Os pacientes que tiverem algum tipo de alteração nos resultados de seus exames serão encaminhados para tratamento diretamente ao Hospital de Amor de Barretos, de forma gratuita, recebendo todas as medidas necessárias.

Fonte: Bruna Corrêa/SECOM