sábado, 27 de abril de 2024

Prefeito Bandeira recepciona Deputada Federal Célia Xakriabá em Amambai

O prefeito de Amambai Edinaldo Luiz de Melo Bandeira recebeu em seu gabinete na manhã desta sexta-feira, 24 de novembro, a Deputada Federal Célia Xakriabá, a primeira parlamentar indígena eleita pelo Estado de Minas Gerais.

Célia esteve em Amambai para participar da 11º Grande Assembleia da Kuñangue Aty Guasu 2023, que teve início na segunda-feira, 21, na Aldeia Amambai, reunindo lideranças femininas de todo o território indígena brasileiro.

A Deputada, que é Doutora em Antropologia e faz parte da Bancada do Cocar na Câmara Federal, representa a Ministra dos Povos Indígenas do Brasil Sonia Guajajara que não pode estar presente na programação devido a conflito de agendas.

Durante a audiência, o Chefe do Executivo Municipal apresentou os avanços conquistados pelas comunidades indígenas amambaienses durante sua gestão e relatou alguns desafios que ainda são enfrentados.

Prefeito Bandeira recepciona Deputada Federal Célia Xakriabá em Amambai
Reunião aconteceu no Gabinete do Prefeito / Foto: Bruna Corrêa/SECOM

“Muito obrigada, Dr. Bandeira, pela recepção, me senti muito feliz por estar novamente aqui em Amambai e ver como tudo mudou, até mesmo no hotel fui recebida por um indígena, provando que a geração de emprego vem alcançando a nossa população”, afirmou Célia.

Dr. Bandeira agradeceu a visita e ressaltou que a parceria da parlamentar será de grande valia para o município. “É um prazer ter vocês aqui conosco nessa data, conhecendo mais a nossa Aldeia Amambai. Tenho certeza que esse intercâmbio, assim como este evento, será essencial para novas conquistas que virão”, concluiu.

Além da Deputada e do Prefeito, acompanharam a reunião a presidente da Câmara Lígia Borges, a vereadora Cida Farias e a secretaria adjunta da Secretaria de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania Viviane Luiza.

Fonte: Bruna Corrêa/SECOM