21.1 C
Amambai
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Prefeitura e Sebrae realizam palestra sobre sustentabilidade e redução de custos com energia em Amambai

- Publicidade -

Nesta quarta-feira (22), a Prefeitura de Amambai e o Sebrae/MS promoveram o “Circuito de Energias Renováveis”, na sede da ACIA (Associação Comercial e Empresarial de Amambai). Como parte do ciclo Expansão do programa Cidade Empreendedora, a ação teve a proposta de auxiliar os pequenos empresários locais a otimizarem os custos com energia elétrica e tornarem as empresas mais sustentáveis.

Estiveram presentes o vice-prefeito de Amambai, Rodrigo Selhorst, o secretario de Desenvolvimento Econômico, Roberto Racchtiune, o presidente da Acia, Bruno Anderson e a vereadora Cida Farias, representando legislativo municipal.

Durante o evento, o engenheiro elétrico Sebastião Dussel, apresentou aos participantes estratégias para a redução de gastos com energia elétrica. Foram expostas alternativas que podem ser executadas sem custos iniciais, além de outras medidas que necessitam de algum tipo de investimento como a elaboração de um projeto para a geração de energia solar e o aluguel de energia oriunda de usinas fotovoltaicas. O encontro também contou com a participação de instituições financeiras locais que possuem linhas de crédito voltadas para o financiamento de iniciativas sustentáveis.

O vice-prefeito de Amambai, Rodrigo Selhorst, destacou a importância de investir em novas tecnologias que visem otimizar a utilização de recursos naturais para tornar o município mais competitivo. “A geração de energia solar, captação de água das chuvas, uso de calçadas permeáveis, gestão de resíduos e eficiência energética. Todas essas iniciativas têm a ver com energia renovável e é algo que precisamos implementar para tornar a nossa cidade mais eficiente. Falar sobre esse assunto é necessário e agradecemos ao Sebrae e a Associação Comercial que possibilitaram essa ação com os empreendedores”, destacou o vice-prefeito.

Segundo o analista-técnico do Sebrae/MS Vitor Gonçalves Faria, o evento auxilia os empreendedores a identificarem quais medidas podem ser tomadas para favorecer as empresas na adoção de políticas sustentáveis. “O Circuito de Energias Renováveis visa apoiar as empresas na redução dos custos de energia e apresenta soluções. Os participantes assistem uma palestra para entender o mercado, quais os tipos de taxação, e as vantagens do uso da energia limpa e, após esse momento, podem conversar com empresas prestadoras de serviço da área de instalação e instituições financeiras, que têm créditos específicos para a energia renovável”, esclareceu Vitor.

Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora, oferecido pelo Sebrae/MS, podem ser obtidas por meio do telefone 0800 570 0800 ou do site cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br.

Fotos: Raquel Fernandes/Secom

Leia também

- Publicidade -
- Publicidade -