sábado, 27 de abril de 2024

Agricultores familiares de Amambai participam de cursos do programa Rota Rural

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária (SEAGRI) e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SEDES), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) e com Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), ofereceu para os agricultores familiares do município os cursos do programa Rota Rural.

Rota Rural é um projeto itinerante dedicado ao ensino do processamento de leite e hortifrúti do Brasil. Nas diversas cidades do Mato Grosso do Sul, a equipe esteve presente oferecendo as atividades com foco na melhoria da renda da população amambaiense.

De acordo com a organização, foram três dias de curso, mais de 20 horas de aprendizado, oferecendo o Curso de Produção de Derivados de Leite e o de Compotas de Frutas e Legumes. A ação contou com o apoio do Exército Brasileiro que cedeu o espaço e a administração municipal ofereceu o almoço para os participantes.

Mestre Queijeiro Fabrício do programa Rota Rural / Foto: Patrícia Dapper/SECOM

Segundo o mestre queijeiro do Rota Rural, Fabrício, a meta foi ensinar todos os tipos de produção de queijo, entre eles o parmesão e a ricota, muçarela e provolone, cabacinha, minas frescal e o queijo calho, tradicionalmente brasileiro, feito principalmente no Nordeste, que assa e não derrete. “Não há o porque ser profissional e não artesanal, agora todos poderão colocar o ensino em prática e empreender no ramo”, afirmou.

Juliana foi a profissional que ministrou o curso de Compotas. Durante os três dias, os participantes aprenderam as boas práticas de manipulação de alimentos e os processos de esterilização, além de diversas misturas de sabores como abacaxi com pimenta, manga com maracujá, caponata de beringela, tomate confit, doce de abóbora e por fim, a desidratação de ervas para o sal de ervas, um molho de tomate assado e como produzir vegetais minimamente processados. “Nesses três dias, moradores da área rural e da cidade aprenderam como aproveitar o excesso da produção do campo para empreender, gerando renda para suas famílias”, disse.

Uma das alunas do curso de queijos foi Daniela Maciel. Sua família tem uma propriedade no município e já havia iniciado a produção de queijos. “Nós achamos que sabemos de tudo, mas na verdade não sabemos de nada, precisamos sempre buscar o conhecimento. Gostei demais deste curso, me surpreendi e tenho certeza que vamos colocar em prática o que aprendemos”, falou.

A servidora da Prefeitura de Amambai e produtora do município Lu Cowboy também participou da programação. Segundo ela, o curso de Compotas ensinou muitas coisas que desconhecia e combinações ótimas para o preparo. “Gostei muito de estar aqui e vou repassar os meus conhecimentos. Muito obrigada ao Prefeito, ao SENAR e ao SEBRAE por proporcionar essa oportunidade para todos nós”, relatou.

Secretario de Agricultura e Pecuária Jota Roberto / Foto: Patrícia Dapper/SECOM

O secretário de Agricultura e Pecuária ressaltou a importância dos cursos, dizendo que tem a certeza de que farão grande diferença na Agricultura Familiar do município. “Nossos agricultores já sabem como produzir diversos produtos, mas agora aprenderam novos e poderão agregar valores aos seus itens. Esse curso é de extrema valia e trará desenvolvimento para o nosso município, muito obrigado a todos pela parceria”, concluiu.

A atividade aconteceu nos dias 28, 29 e 30 de novembro, terça, quarta e quinta-feira, nas dependências do 17º Regimento de Cavalaria Mecanizado Solon Ribeiro. Os produtos utilizados nas aulas foram adquiridades pelo SEBRAE de agricultores amambaienses.

Fonte: Bruna Corrêa/SECOM