quarta-feira, 1 de maio de 2024

Formatura do PROERD em Amambai fortalece compromisso contra as drogas e a violência

Na manhã desta sexta-feira (1º), a comunidade escolar de Amambai celebrou a 29ª Formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD), uma parceria entre a Polícia Militar do Mato Grosso do Sul e a Prefeitura de Amambai, por meio das secretarias municipais de Assistência Social e Educação. O evento ocorreu na quadra de esportes da escola municipal Antônio Pinto da Silva.

Alunos do 5º ano da instituição foram formados como proerdianos, assumindo o compromisso perante a comunidade escolar de resistir ao envolvimento com drogas e violência.

A cerimônia contou com a presença de autoridades locais, incluindo o subcomandante da 3ª Companhia Independente de Polícia Militar, Capitão QOPM Adriano Pechefist, a diretora escolar Eliane Arteman, a presidente da Câmara Municipal, vereadora Ligia Borges, acompanhada dos vereadores Anílson Prego e Cida Farias, a secretária de educação Zita Centenaro, representando o prefeito de Amambai, Dr. Edinaldo Luiz de Melo Bandeira, a secretária municipal de Assistência Social, Eronilde Melo, e o policial penal e diretor do semiaberto de Amambai, Vanderlei Herman. Além disso, familiares dos formandos e conselheiros também marcaram presença.

O evento foi enriquecido por apresentações culturais, com destaque para o Coral do Conviver, a Banda Mirim e o grupo de Ballet do Centro da Juventude do CRAS.

O PROERD é um programa que estabelece uma parceria entre a Polícia Militar, a escola e a família, visando ensinar habilidades de tomada de decisão aos estudantes para conduzirem suas vidas de maneira segura e saudável. O instrutor do PROERD, Cabo PM Adelino Aparecido de Oliveira Schibilski, ressaltou a importância do programa e sua missão de ensinar aos estudantes a relevância de tomar boas decisões.

Durante a formatura, os estudantes foram reconhecidos com prêmios pela melhor redação de cada turma, realizaram o Compromisso PROERD e receberam certificados e medalhas PROERD. O sorteio de uma bicicleta também animou a cerimônia, enquanto os alunos apresentavam a canção e a coreografia do programa.

A secretária de educação destacou: “Agora que vocês estão prestes a entrar na adolescência, têm o suporte que o PROERD proporciona. A droga é uma praga na sociedade, faz mal para a saúde e, principalmente, para as famílias. O PROERD não é apenas um programa; é uma missão que abraçamos na Prefeitura de Amambai.”
A presidente da Câmara Municipal, vereadora Lígia Borges, enfatizou a importância da união na luta contra as drogas e a violência: “É muito importante que sigam o caminho do bem, digam não às drogas e respeitem seus pais, que são a coisa mais importante em suas vidas. Deus abençoe e que tudo que aprenderam seja compartilhado com outros, criando uma corrente do bem.”

O instrutor do PROERD, Cabo PM Adelino Aparecido de Oliveira Schibilski, dirigiu-se aos alunos ressaltando o impacto duradouro do programa: “Levem esse conhecimento para suas vidas, multipliquem-no, apliquem-no diariamente. Vocês têm conhecimento sobre a adolescência que está começando agora em suas vidas. O PROERD não é apenas sobre informações sobre drogas; é sobre a compreensão da dependência. Estou à disposição de vocês, como policial e professor. Contem comigo e com a Polícia Militar sempre.”

Fotos: Raquel Fernandes/Secom