quarta-feira, 1 de maio de 2024

Projeto Florestinha forma novos cabos em cerimônia militar na Câmara Municipal de Amambai

Na última terça-feira, dia 12, a Câmara Municipal de Amambai foi palco da emocionante formatura dos alunos do Projeto Florestinha. A ocasião foi marcada pela promoção dos florestinhas ao posto de cabos, um reconhecimento por seu comprometimento e dedicação ao projeto.

Os pais e responsáveis dos recém-promovidos tiveram a oportunidade de entregar as divisas aos seus filhos, simbolizando não apenas a ascensão na hierarquia, mas também o orgulho e apoio familiar aos valores e ensinamentos transmitidos pelo Projeto Florestinha.

O evento contou com a presença do vice-prefeito, Rodrigo Selhorst, que representou o prefeito Edinaldo Luiz de Melo Bandeira, da presidente da Câmara, vereadora Lígia Borges, e dos vereadores Cida Farias, Jota Roberto. A coordenadora do Projeto Florestinha, Cabo PM Mariana, também marcou presença, assim como a secretária de Educação, Zita Centenaro, e Adriana Villa e Marta Soares, representando os secretários municipais de Assistência Social, Eronilde Melo e de Meio Ambiente, Luciney Bampi, respectivamente. Além disso, a cerimônia contou com a participação da Tenente Nelida, representando o Comandante da 3ª CIPM, Major Ryo Sato, e da Tenente Mariana, representando o 17º RC Mec.

A importância do Projeto Florestinha
Durante o evento, a Tenente Eveny proferiu palavras inspiradoras sobre o Projeto Florestinha. Criado em 23 de novembro de 1992, o projeto visa promover a educação ambiental e ações sociais junto à comunidade em situação de vulnerabilidade social. Atualmente, atende crianças e adolescentes de 7 a 16 anos, buscando formar cidadãos críticos inseridos no contexto social, político e ambiental.

O Projeto Florestinha mantém duas unidades na capital, com 120 crianças no período da manhã e tarde, e outras cinco unidades no interior, totalizando 400 alunos matriculados em cidades como Três Lagoas, Costa Rica, Anastácio, Amambai (matutino e vespertino) e Bataguassu. As crianças participam como aprendizes e educadores ambientais, realizando palestras sobre temas ambientais em escolas e eventos.

Reconhecimento e apoio do poder público
Durante a cerimônia, o vice-prefeito Rodrigo Selhorst, representando o prefeito de Amambai, elogiou o Projeto Florestinha. Destacou a forma como os florestinhas entoaram o hino de Amambai e o hino nacional com orgulho e afinidade com a letra.

Selhorst também expressou sua admiração pelo comprometimento dos pais e responsáveis, parabenizando-os por envolverem seus filhos em um projeto socioambiental tão significativo. Ele transmitiu uma mensagem em nome do prefeito Bandeira, que, mesmo ausente, enviou seu abraço e reconhecimento pelo papel transformador do projeto na cidade.

“Parabéns a todos! Hoje, vemos a disciplina sendo cultivada, e isso é benéfico. Essas crianças serão adultos melhores, compreendendo a importância do respeito e da responsabilidade. Vocês, pais, estão fazendo um excelente trabalho ao acompanhar seus filhos nesse projeto. Parabéns a todos!”, concluiu Selhorst, ressaltando a relevância do Projeto Florestinha para o desenvolvimento social e ambiental da comunidade.

Fotos: Raquel Fernandes/Secom