quarta-feira, 1 de maio de 2024

Prefeitura de Amambai, Governo do Estado, Grupo Solo Mio e Câmara Municipal inauguraram Escola Novo Horizonte

A Prefeitura de Amambai, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), em parceria com o Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Educação (SED), com o Grupo Solo Mio e com a Câmara Municipal de Vereadores, inaugurara na tarde desta sexta-feira, 19 de janeiro, a Escola Municipal Solo Mio.

A programação aconteceu nas dependências da unidade educacional, localizada na MS-289 KM 38, com a presença de diversas autoridades municipais e estaduais, além de produtores da região e da família Gollo Majzoub.

Além da recepção aos novos alunos já matriculados, o evento contau com uma solenidade de inauguração, um churrasco e show com a dupla Alex & Yvan. No ato, todos que fizeram parte da conquista foram homenageados.

Novas estruturas da Escola Municipal Novo Horizonte / Foto: Bruna Corrêa/SECOM

Desde 1996, a Escolinha da Fazenda Novo Horizonte atendia estudantes que residiam na área rural, mas com pouca estrutura, contando com apenas uma sala em uma casa de peão. Agora a unidade poderá atender até 200 estudantes nas turmas de educação infantil, ensino fundamental e ensino médio, com previsão de novas ampliações. Essa conquista do município possibilitará que muitos alunos possam de forma facilitada escrever sua própria história na busca de um futuro promissor

Durante a cerimônia, a secretária de Educação Zita Centenaro apresentou a equipe responsável pela unidade e afirmou que esta nova escola trará qualidade de vida para as crianças da região. “Com certeza oferecemos aqui a mesma atenção que é dada a toda a nossa rede municipal, começaremos devagar, mas em breve teremos a parceria do Estado no ensino para avançar na oferta de turmas”, disse.

Mari Nilce Peixoto, secretária do Estado de Educação Interina, que no ato representou o Secretário de Estado de Educação Hélio Daher colocou sua pasta a disposição do município. “Parabéns pela família Gollo e a administração municipal pelo investimento memorável, não é em todo lugar que vemos isso, tenham certeza que estaremos aqui apoiando você”, afirmou.

O vereador Paulo Sérgio, responsável pela indação que tornou possível a construção da unidade, representou a Câmara Municipal. Segundo ele, este é o melhor momento de sua vida. “Foi muito trabalho e agora estamos vendo o resultado, este é só o início, este local se tornará um polo no nosso município”, falou.

O Deputado Estadual Zé Teixeira contou que estudo em em escola mista e que é um orgulho fazer parte deste momento tão especial. “Esta unidade poderá ter até 200 estudantes, isso torna mais fácil trazer os professores até aqui do que levar os estudantes todos os dias para a cidade, faremos de tudo para oferecer uma melhor infraestrutura para esta região”, disse.

“Todo grande projeto começa com um grão de areia, que se movimenta até levar mais grãos com ele, se tornando assim uma tempestade.”

Dr. Rafael Gollo, proprietário do Grupo Solo Mio

Luiz Ovando, Deputado Federal também esteve presente e afirmou que estará ao lado do Governo para fazer o que for possível no atendimento a região. “Reconhecemos a sensibilidade que tiveram em construir esta Escola, este é um legado que está sendo deixado para o município”, afirmou.

Os proprietários do Grupo Solo Mio Rafael e Zaina Gollo agradeceram a todos pela presença e ressaltaram as importantes parcerias que tornaram possível essa obra. Segundo eles, esta é uma forma de devolver um pouco do que conquistaram aqui a cidade. “Todo grande projeto começa com um grão de areia, que se movimenta até levar mais grãos com ele, se tornando assim uma tempestade, queremos facilitar o acesso a educação como nós tivemos, a educação sempre foi essencial para a nossa família e essa se torna uma realização para todos nós”, disseram.

Dr. Bandeira assinando o termo de comodato da unidade educacional / Foto: Bruna Corrêa/SECOM

O prefeito de Amambai Edinaldo Luiz de Melo Bandeira afirmou que sente orgulho de ser prefeito neste momento e disse estar feliz por poder participar desta celebração. “A educação é nosso bem mais precioso, tenham certeza que estaremos oferecendo tudo, professores, kits escolares e o que for possível para que o ensino seja ímpar dentro desta unidade, parabéns a Família Gollo por tirarem de ser próprio patrimônio para transformar este sonho em realidade”, relatou.

Eduardo Riedel, Governador do Estado de Mato Grosso do Sul, falou sobre o início das obras de pavimentação da MS-289, estrada que dá acesso a Escola Novo Horizonte e agradeceu a todos os presentes por se deslocarem até ali para prestigiar a programação. “Esta é uma região em transformação, quis estar aqui pessoalmente para dar essa notícia e participar desta data tão especial, agradeço a esta família e a todos que insistiram para que este sonho saísse do papel, agora continuaremos trabalhando para o desenvolvimento de Amambai”, concluiu.

Confira alguns registros do evento:

Fonte: Bruna Corrêa/SECOM