quinta-feira, 2 de maio de 2024

Prefeitura de Amambai recebe diretoria e técnicos do Conisul e da Itaipu Binacional para definir novas ações

Para este ano, as ações estão centradas em projetos de saneamento, distribuição de água potável, construção de poços artesianos, além de iniciativas ambientais, entre outras ações

Nesta segunda-feira, dia 15, a cidade de Amambai foi palco de uma importante reunião entre representantes do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento da Região Sul de Mato Grosso do Sul (CONISUL) e da Itaipu Binacional. O encontro, que ocorreu na sala de reuniões da Prefeitura de Amambai, teve como objetivo principal definir as próximas ações do consórcio para este ano.

O presidente do CONISUL, Chico Piroli, prefeito de Sete Quedas, foi recebido pelo atual vice-presidente da entidade, o Prefeito de Amambai, Edinaldo Luiz de Melo Bandeira. Também esteve presente o prefeito de Itaquiraí, Thalles Tomazelli, que também desempenha o papel de diretor executivo no consórcio.

Também participaram da reunião os prefeitos de Itaquiraí, Thales Tomazelli, de Aral Moreira, Alexandrino Arevalo Garcia, de Paranhos, Donizete Viaro, de Juti, Gilson Cruz e de Tacuru, Rogério Torquetti. Secretários municipais de Amambai, de infraestrutura, Carli Schier, e Meio Ambiente, Luciney Bampi, também estiveram presentes, juntamente com a equipe técnica do consórcio, representantes da Itaipu Binacional e diversos secretários das prefeituras dos municípios atendidos pelo consórcio.

Para este ano, as ações do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento da Região Sul de Mato Grosso do Sul (CONISUL) estão centradas em projetos de saneamento, distribuição de água potável, construção de poços artesianos, além de iniciativas ambientais, entre outras ações. Durante a reunião, foram discutidas estratégias e definições dos equipamentos que cada município deverá receber para a execução dos serviços.

Em 2023, a parceria entre o consórcio e a Itaipu Binacional resultou em significativas melhorias nas estradas rurais, com destaque para a readaptação e reconstrução através do serviço conhecido como “bota dentro”. Estas intervenções impactaram positivamente não apenas a atividade agropecuária, mas também o transporte escolar e a segurança nas vias para os residentes das áreas rurais.

A parceria entre o CONISUL e a Itaipu Binacional já proporcionou melhorias significativas nos caminhos rurais e na transição entre áreas urbanas e rurais, contribuindo para a conservação do solo e da água nos municípios atendidos pelo consórcio.

Sobre o CONISUL
O Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento da Região Sul de Mato Grosso do Sul (CONISUL), formado por 14 municípios sul-mato-grossenses, busca promover o desenvolvimento dos associados por meio da gestão conjunta de ações voltadas à infraestrutura, saneamento e saúde pública. Integram o Consórcio: Amambai, Aral Moreira, Caarapó, Coronel Sapucaia, Eldorado, Iguatemi, Itaquiraí, Japorã, Juti, Mundo Novo, Naviraí, Paranhos, Sete Quedas e Tacuru.

Fonte e Fotos: Raquel Fernandes/Secom