domingo, 5 de maio de 2024

Amambai iniciou campanha de vacinação contra a dengue nesta quinta-feira (15)

Amambai deu um passo significativo na prevenção da dengue nesta quinta-feira, dia 15, às 13h, com o início da tão aguardada campanha de vacinação. Sofia Aquino Villalva, de 10 anos, recebeu a primeira dose da vacina Qdenga no município.

Sofia, que é moradora da Aldeia Amambai, fez questão de usar um cocar para representar a sua comunidade. Ela expressou sua ansiedade e satisfação por ser a primeira a ser vacinada em Amambai.

A segunda criança a receber a vacina foi Ariel Ramos Prieto, 10 anos, na unidade de saúde da Vila São Luiz. Com um sorriso no rosto, ele destacou: “Foi bem tranquilo, nem doeu.”

A campanha abrange todas as unidades de saúde do município, direcionando-se, inicialmente, às crianças de 10 e 11 anos, que devem comparecer às unidades básicas de saúde acompanhadas pelos pais ou responsáveis legais, munidos dos documentos pessoais e do cartão SUS.

A Secretaria Municipal de Saúde, Dirlene Zanetti, informou que foram disponibilizadas 1.355 doses para essa fase inicial. O esquema vacinal consiste em duas doses, com um intervalo de três meses.

Dirlene Zanetti ressaltou ainda que o Ministério da Saúde orienta que indivíduos que já tiveram dengue aguardem um período de 6 meses antes de receberem a primeira dose da vacina Qdenga. “A vacina contra a dengue é mais uma ferramenta de prevenção, aliada às outras que já temos.”, afirmou.

A Prefeitura de Amambai, por meio da secretaria de Saúde incentiva os pais e responsáveis a levarem suas crianças de 10 e 11 anos às unidades de saúde para garantir a imunização neste momento crucial. A adesão da comunidade é vital para o sucesso da campanha e para fortalecer a proteção contra a dengue em Amambai.

Fonte e Fotos: Raquel Fernandes/Secom