domingo, 5 de maio de 2024

Comitê Municipal de Combate ao Aedes Aegypti se reúne para análise da situação e definição de novas estratégias

A Prefeitura de Amambai, por meio da Secretaria de Saúde, convocou uma reunião com o Comitê Municipal de Combate ao Aedes Aegypti para discutir a situação do município e elaborar estratégias que possam intensificar o combate ao mosquito para evitar que haja aumento de casos.

Durante a reunião, o coordenador do Controle de Vetores, Leonildo Acosta, fez uma apresentação da situação atual dos casos de Dengue e Chikungunya na cidade, além de destacar os desafios enfrentados pelos agentes de endemias no dia a dia. Segundo ele, até a última semana, só neste ano, o município contava com 207 notificações e 30 casos positivos de Dengue e 206 notificações de Chikungunya com 2 casos positivos.

A Coordenadora de Imunização da Secretaria de Saúde falou sobre a disponibilidade da vacina contra a Dengue, no momento com o público-alvo de crianças de 10 e 11 anos, ressaltando a necessidade de conscientizar os pais para que busquem as unidades de saúde para imunizar seus filhos, ou para que participem das ações que serão realizadas nos próximos dias em diversos pontos da cidade.

Além disso, esteve na pauta o terceiro ciclo de aplicação do Fumacê, que agora passará novamente em todos os bairros da cidade para uma última rodada. De acordo com Leonildo, assim que for totalizado o fim da dedetização a situação do município será novamente avaliada e assim será convocada uma nova reunião para novas estratégias.

Mais uma vez, todos os presentes ressaltaram que a conscientização da população é a única forma de combater o mosquito, mas que a administração municipal tomará as medidas cabíveis para auxiliar no que for possível. Com a união de todos, será possível evitar um cenário possível de epidemia.

Na reunião, que foi realizada nesta terça-feira, 20 de fevereiro, na sala de reuniões da Prefeitura de Amambai, participaram representantes de diversas áreas e que fazem parte do Comitê, como Secretaria de Saúde, Meio Ambiente, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros Militares, Polícia Militar, 17º RC Mec, Sanesul e UEMS.

Confira alguns registros:

Fonte: Bruna Corrêa/SECOM