sábado, 27 de abril de 2024

Grupo Onça Pintada realiza exames preventivos contra o câncer de mama em Amambai

O Grupo Onça Pintada em parceria com a Prefeitura de Amambai, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou neste sábado, 2 de março, uma ação de prevenção e combate ao câncer de mama no município.

A programação aconteceu no Posto de Saúde Central com o propósito de oferecer atendimento médico e orientações sobre prevenção da doença. Estiveram no município representando a ONG o médico radiologista Michel Lucien Saut, a assistente social e coordenadora de atendimento no interior Ana Dalva Duarte Bezerra, a enfermeira Lucimar Aparecida Costa de Freitas, a assistente do Médico Patrícia Antônia Garcia Saut, a digitadora e psicanalista Natalie Collie Bezerra e o motorista Ederson Ramos Moreira.

O atendimento começa com rastreio da mama através da enfermeira que analisa os casos das mulheres encaminhando as que precisam para a ultrassonografia, incluindo as que não fizeram o exame há algum tempo. O resultado é entregue na hora.

Em caso de aparecimento de nódulos, as pacientes são encaminhadas em parceria com o município para Campo Grande, onde farão mamografia e serão atendidas pelo mastologista. Se for necessário passam pela biópsia e de acordo com o diagnóstico continuam com acompanhamento da ONG seja para cirurgias eletivas ou para quimioterapia, recebendo inclusive apoio psicológico.

O Grupo Onça Pintada (GOP), fundado em 2001, é uma ONG dedicada à prevenção e combate ao câncer de mama em Mato Grosso do Sul, alcançando diversos municípios do estado. Além de suas atividades diretas nessa área, o GOP promove a conscientização sobre o autoexame anual da mama, buscando a detecção precoce da doença.

Fonte: Bruna Corrêa/SECOM