26.6 C
Amambai
sexta-feira, 17 de maio de 2024

Estudantes indígenas de Amambai participam de oficinas sobre inovação e tecnologia

- Publicidade -

“Dia da Inovação”, realizado pelo Sebrae e Prefeitura, por meio do programa Cidade Empreendedora, expôs produtos com tecnologia de ponta e possibilidades de carreira para o futuro

O mundo contemporâneo tem a tecnologia e inovação como fatores imprescindíveis para recursos humanos e crescimento econômico, logo o mercado exige ideias inovadoras e profissionais capacitados. Neste sentido, como forma de apresentar aos jovens indígenas, novas possibilidades de carreira para o futuro, o Sebrae/MS, por meio do programa Cidade Empreendedora, em parceria com a Prefeitura Municipal, realizou em Amambai o “Dia da Inovação”, nessa quarta-feira (17).

A iniciativa, direcionada aos estudantes da Escola Estadual Indígena Mbo’eroy Guarani Kaiowá, reuniu cerca de 50 jovens em uma manhã com palestras e apresentação de ferramentas tecnológicas inovadoras que ficaram expostas no Parque Indígena da Aldeia Amambai, onde vive uma comunidade da etnia Guarani Kaiowá.

Os jovens puderam conhecer óculos de realidade virtual e impressora 3D, levadas pelo Living Lab – Laboratório de Inovação e Prototipagem do Sebrae/MS. Além disso, foram realizadas oficinas, abordando temáticas como a exploração das oportunidades trazidas pelo segmento da inovação, como possibilidade de carreira para o futuro, seja para ingressar no mercado de trabalho ou empreender.

Segundo analista-técnico do Sebrae/MS, Emerson Paulo, o projeto levado até a comunidade, oportunizou que os estudantes tivessem a experiência com tecnologias emergentes da área de inovação. “Foi uma imersão, com duas principais tecnologias, sendo o metaverso com óculos de realidade virtual e impressão 3D, explorando o ambiente maker (de criadores). Os participantes conheceram como os equipamentos funcionam e foi uma experiência enriquecedora, principalmente nesta fase de decisões dos estudantes, com a conclusão do Ensino Médio”, pontuou Emerson.

Para o secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Roberto Racchtiune, levar o Living Lab para comunidades indígenas contribui muito para o fomento a uma cultura empreendedora. “O acesso a esse tipo de tecnologia e é visto na cidade e a comunidade indígena é carente deste conhecimento, principalmente, quando se fala das possibilidades do mundo do empreendedorismo. Então, ações como esta, abraçam esta comunidade tão rica que precisa de oportunidades para inclusão produtiva”, observou.

Difusão do conhecimento

Dentro da programação do Dia da Inovação, foi ministrada uma oficina sobre o metaverso pelo analista-técnico do Sebrae/MS da área de inovação, Flávio Domeniche, como uma forma de mostrar para os estudantes como funciona esse ambiente digital e as possibilidades que ele traz. “Proporcionamos a experiência de Metaverso, para falar das tendências e oportunidades. Os alunos tiveram contato com óculos de realidade aumentada e aprenderam como soluções makers podem trazer soluções para o dia a dia”, destacou.

Para o aluno do 3º ano do Ensino Médio da Mbo’eroy Guarani Kaiowá, Jaquielson Benites da Silva, o conhecimento apresentado foi esclarecedor. “Estou grato pela oportunidade porque não temos muito acesso a este tipo de informação e eu gostei de saber mais sobre o metaverso, pois é algo que estamos acostumados a ver somente em filme e, embora seja complexo, hoje eu sei que não é impossível desenvolver projeto nesta área”, ponderou Jaquielson.

Já a estudante Duquekele Garcia de Vasquez, que também está no 3º ano, destacou que o que mais chamou a atenção dela foi saber que é possível desenvolver projetos inovadores na comunidade. “Aprendi que é possível desenvolver novos itens em uma impressora 3D e agora, sei qual o caminho para isto, através do aprendizado de hoje”, comentou.

O evento “Dia da Inovação”, fez parte de uma ampla programação que a Prefeitura de Amambai faz neste mês, em alusão ao Dia dos Povos Indígenas, celebrado nacionalmente em 19 de abril.

Mais informações sobre o Cidade Empreendedora podem ser obtidas por meio do número 0800 570 0800 ou pelo site cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br.

Fonte: Assessoria Sebrae/MS

Leia também

- Publicidade -
- Publicidade -