domingo, 19 de maio de 2024

Secretaria de Saúde de Amambai intensifica ações de conscientização sobre doenças

A Prefeitura de Amambai, por meio da Secretaria de Saúde, tem se empenhado ao longo do ano em desenvolver trabalhos de conscientização, tanto nas unidades de saúde quanto em instituições diversas. Esses esforços visam educar a população sobre questões de saúde pública, promovendo uma maior compreensão e prevenção de doenças.

De acordo com a secretária de saúde, Dirlene Zanetti, no dia 26 de abril, em alusão ao Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, todas as unidades de saúde do município ofereceram ações educativas relacionadas ao tema. Essas iniciativas visaram não apenas informar sobre os riscos e cuidados necessários para a hipertensão, mas também incentivar hábitos saudáveis de vida.

Paralelamente, o combate à dengue continua sendo uma prioridade, com a equipe da vigilância sanitária realizando ações preventivas em diversos setores da comunidade. Escolas municipais e estaduais, associações comerciais, projetos sociais, empresas e entidades religiosas têm recebido orientações sobre a eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegypti, sintomas da doença e serviços de saúde disponíveis para seu tratamento.

Durante essas intervenções, são utilizados recursos como apresentações em data show para transmitir informações de forma clara e acessível, destacando a importância da participação de toda a comunidade no combate à dengue. Além disso, são realizadas demonstrações práticas, desde a identificação de ovos do mosquito até as formas larvárias, utilizando lupas e microscópios para uma melhor compreensão.

Transtorno do Espectro Autista (TEA)
Durante o mês de abril, a secretaria de Saúde também esteve empenhada em conscientizar sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), contando com a colaboração das profissionais, fonoaudióloga Gisele e psicóloga Milena. Essas ações de conscientização têm alcançado não só aqueles que atuam nas unidades de saúde, mas também outras instituições que lidam com crianças. Os temas abordados incluem esclarecimentos sobre mitos e verdades acerca do autismo, a importância do atendimento prioritário para autistas, a identificação através de cordões específicos e as características que compõem o espectro autista.