sexta-feira, 3 de maio de 2024

Instituto Histórico e Geográfico de Amambai e Prefeitura Municipal inauguram Cine Rural João Fouseck

A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Desporto e Cultura (SEDESC) em parceria com o Instituto Histórico e Geográfico de Amambai inauguram na próxima segunda-feira, 29 de abril, o Cine Rural João Fouseck no Museu José Alves Cavalheiro.

O Instituto foi criado pelo escritor Almiro Pinto Sobrinho em 2004 com o nome de Associação de Promoção e Pesquisa Cultural de Amambai para fundar o Museu José Alves Cavalheiro. Em 2016, a instituição foi repassada para a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul em termo de cooperação com a Prefeitura.

Após a pandemia, o local ficou fechado e em março de 2023 foi devolvido para a Associação. Em agosto, durante reunião, foi renovado o Estatuto e com novos membros houve a mudança de denominação para o agora Instituto.

Com os recursos da Lei Paulo Gustavo – Prêmio Viviane Scalon Fachin que o Instituto recebeu do Governo Federal, foi adaptado um novo espaço para o Cine Rural João Fouseck com capacidade para 32 lugares.

Também foram abertas no local salas para abrigarem o Centro Regional de Documentos Históricos Cornélia Dourisboure, a Mapoteca Antônio Delgado Martines, a Hemeroteca Nino Luiz de Oliveira e o Centro de Memória Fotográfica Nicanor Alves do Amaral.

Alessandra Tavares, diretora de cultura do município ressaltou a reorganização do Museu e afirmou que agora ele está mais atraente e próximo da população, ela também agradeceu ao prefeito Dr. Bandeira, ao secretário de Desporto e Cultura Ronaldo Mayr, ao senhor Almiro e ao idealizador do projeto Albertino Fachin. “Este trabalho vem da união de duas paixões que cultivo, o amor por museus e cinema. Relacionar essas duas linguagens não apenas através de signos, mas na maneira como ambas expressam a relação entre seres humanos e ideias. Cada museu é o personagem de sua própria história e através das lentes de uma câmera o espaço, o objeto e as memórias, ou seja, nossa cultura se comunica e se encontra”, afirmou.

A inauguração de todos os espaços acontece na segunda, a partir das 19 horas, com apresentações culturais, dentro das instalações do Museu. Toda a população é convidada para participar da programação que fortalece a cultura do nosso município.