Teve início na manhã desta quarta-feira (22), a 9ª Conferência Municipal de Saúde de em Amambai.
O evento é organizado pelo Conselho Municipal de Saúde em parceria com a Prefeitura de Amambai, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e visa debater as políticas públicas voltadas para a área da saúde com foco em elaborar políticas que satisfaçam as necessidades da saúde amambaiense, sul-mato-grossense e brasileira como um todo.
A programação conta com a representação de vários segmentos sociais que constituem os diferentes territórios de abrangência e é um espaço potente de participação política da população em defesa da saúde como direito das pessoas e da coletividade, do Sistema Único de Saúde (SUS), da democracia e do bem-estar de todos os brasileiros.
Durante o evento ainda será avaliada a situação da saúde, a elaboração de propostas que atendam as necessidades do povo brasileiro e serão definidas as diretrizes que deverão ser incorporadas nos planos plurianuais de saúde nacional e estadual 2024-2027, planos de saúde nacional e estadual 2024-2027 e a revisão do plano municipal de saúde 2022-2025.
Nessa quarta pela manhã, foi realizada a abertura da Conferência, seguida de leitura e aprovação do Regimento Interno da programação. No período da tarde, a ação continuou com palestras sobre “O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas” e “Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia”, com direito a debates em plenário.
Na oportunidade, a secretária municipal de saúde, Dirlene Zaneti celebrou todas conquistas da saúde amambaiense, como a renovação da frota de veículos, contratação de mais médicos especialistas, aparelhos novos e modernos, além de muitas outras melhorias.
O prefeito de Amambai, Dr. Edinaldo Luiz de Melo Bandeira não pode participar da abertura, entretanto, encaminhou o secretário de gestão, Sergio Perius para lhe representar.
Nesta quinta-feira, o evento encerra com a definição dos grupos de trabalho, a composição das propostas, análise, discussão e aprovação das propostas e aprovação do relatório final, além da eleição dos delegados que participarão da 10ª Conferência Estadual de Saúde.
Veja Fotos:
Fonte: Patrícia Dapper/SECOM
Fotos: Patrícia Dapper e Raquel Fernandes / SECOM