quarta-feira, 1 de maio de 2024

Nubiely Nelson Vasques e Brendo Franco ganham concurso de Miss e Mister Indígena na Aldeia Amambai

Durante a programação da Semana Dos Povos Indígenas em Amambai, foi realizado o concurso de Miss e Mister Indígena, e os escolhidos para representarem a cidade foram Nubiely Nelson Vasques e Brendo Franco.

O evento aconteceu na terça-feira, dia 18, às 19h no Parque Indígena da Aldeia Amambai e contou com a presença de uma equipe de jurados, composta por diversas personalidades, como a atriz e diretora de cultura da Sedesc, Alessandra Tavares, a Miss Indígena de Dourados, Jaquelin Soares Veron, o Mister Indígena de Dourados, Jordan Sanches, a vereadora Janete Córdoba, o acadêmico do curso de Física da UFGD, Alexsandre Farias, a professora Ângela Beatriz Martins, o Mister Indígena Caarapó, Aílson Palácios Martins, a acadêmica de Direito da UEMS, Priscila da Silva e o diretor de esportes e lazer da Fundesport, Carlos Alberto Naban.

Durante a abertura, a aluna Katiéli Fernandes, do 9º ano da Escola Guarani Kayowá, encantou a todos ao cantar o hino de Mato Grosso do Sul na língua Guarani. O prefeito de Amambai, Dr. Edinaldo Luiz de Melo Bandeira, prestigiou todo o evento e parabenizou a comunidade pela valorização da cultura indígena.

O secretário municipal de Assuntos Indígenas, Zenaldo Moreira, destacou que todas as programações só foram possíveis graças ao apoio da prefeitura e do governo do estado. O Secretário de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania, Marcelo Miranda, por sua vez, destacou o carinho que a gestão municipal tem com as comunidades indígenas.

A vice-capitã, Lurdelice, emocionou-se durante sua fala, agradecendo o apoio da prefeitura e do governo do estado. A presidente da Câmara, vereadora Lígia Borges, e a vice-presidente, vereadora Cida Farias e a vereadora Janete Córdoba também estiveram presentes.

Entre os organizadores do evento está o professor Duadino Martines que destacou sobre a importância do Dia dos Povos Indígenas. Para ele o concurso Miss e Mister Indígena contribui com a valorização da cultura e dos saberes tradicionais.

Nubiely Nelson Vasques e Brendo Franco foram merecidamente escolhidos para representar a cidade como Miss e Mister Indígena de Amambai. O concurso não apenas destacou a beleza dos candidatos, mas também celebrou a rica cultura e tradições dos povos tradicionais, enfatizando a importância de preservá-las para as futuras gerações.

Fonte: Raquel Fernandes/Secom