quinta-feira, 2 de maio de 2024

Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) inaugura Unidade de Saúde na Aldeia Amambai

O Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) em parceria com a Prefeitura de Amambai, por meio da Secretaria Municipal de Assuntos Indígenas (SEIND), realizou nesta quinta-feira,15, a inauguração da Unidade Básica de Saúde Indígena Ogusu Tesãi Renda. O evento aconteceu nas instalações atuais do Posto de Saúde, localizado na região do Sertãozinho da Aldeia Amambai.

Até então, as atividades da unidade estavam centralizadas na Escola Sertãozinho, porém, devido à necessidade de um espaço exclusivamente dedicado à saúde, o local passou a ser inteiramente destinado para essa finalidade.

Diversas autoridades estiveram presentes no evento, incluindo o Prefeito de Amambai, Dr. Edinaldo Luiz de Melo Bandeira, secretários municipais de Assuntos Indígenas, Zenaldo Moreira, de Saúde, Dirlene Zanetti, o presidente do CONDISI, Elso Batista, o Coordenador do DSEI MS, Arildo Alves Alcântara, o coordenador do Polo da Sesai em Amambai, Rubens Aquino, o chefe da CTL da Funai em Amambai, Jovelson Gonçalves, e o vereador Tato Souza,profissionais da área da saúde e comunidade em geral.

O Prefeito de Amambai, Dr. Edinaldo Luiz de Melo Bandeira, ressaltou o carinho e dedicação dos profissionais da saúde que atuam na área indígena de Amambai. “Esta unidade de saúde traz conforto para a população e também para os profissionais da saúde. Parabenizo a comunidade indígena por mais esta conquista e reafirmo nosso compromisso de continuar trabalhando incansavelmente para que a gente melhore a cada dia, a qualidade de vida nas aldeias.”

O vereador Tato expressou sua satisfação com a inauguração, enfatizando a importância de um local digno para o atendimento médico e odontológico dos indígenas. Ele agradeceu ao Dr. Bandeira pelo excelente atendimento prestado à população indígena.

De acordo com coordenador do DSEI MS, Arildo Alves Alcântara, a inauguração da Unidade Básica de Saúde Indígena Ogusu Tesãi Renda representa um avanço significativo no atendimento à saúde dos povos indígenas na região do Sertãozinho. A nova estrutura proporcionará maior conforto tanto para a população atendida quanto para os profissionais de saúde que desempenham um papel fundamental nesse processo.

Os recursos para construção da unidade de saúde básica são provenientes de uma emenda parlamentar de bancada viabilizada pelo Deputado Federal Vander Loubet e pela Deputada Rose Modesto em 2021, além de recursos adicionais provenientes da Prefeitura de Amambai.

O DSEI de Mato Grosso do Sul é responsável pela atenção básica à saúde e saneamento dos povos indígenas e organiza a rede dentro das aldeias de forma integrada com o SUS (Sistema Único de Saúde)

Fonte: Raquel Fernandes/ SECOM

Fotos: Paula Batista/Secom