quinta-feira, 2 de maio de 2024

Mulheres indígenas falam sobre realidade de Amambai para o Ministério das Mulheres do Governo Federal

Nesta quinta-feira, dia 29, líderes indígenas das aldeias Amambai e Limão Verde se reuniram com representantes do Ministério das Mulheres do Governo Federal para discutir a realidade vivida pelas mulheres indígenas em suas comunidades. O encontro ocorreu na quadra de esportes da escola Estadual Guarani Kaiowá, localizada na aldeia Amambai.

A reunião contou com a presença de lideranças indígenas, antropólogas, profissionais da saúde e da educação, bem como mulheres da comunidade em geral. Dentre os participantes estavam a Subsecretária do Estado de Políticas Públicas para Mulheres, Cristiane Sant’ Anna de Oliveira, o Subsecretário do Estado de Assuntos Indígenas, Fernando Souza, a defensora pública Dra. Zeliana Luzia Sabala, o Secretário Municipal de Assuntos Indígenas, Zenaldo Moreira, o vereador Tato Souza e a vereadora Cida Farias.

Embora a Ministra Cida Gonçalves não tenha conseguido comparecer, a coordenadora Geral de Prevenção à Violência Contra a Mulher do Ministério das Mulheres, Pagu Rodrigues, representou o ministério no encontro. Pagu destacou o compromisso do governo federal em priorizar as questões dos povos indígenas e elaborar políticas públicas eficazes para a proteção e o combate à violência. Para isso, o governo está realizando escutas qualificadas em todas as comunidades indígenas, visando entender suas particularidades territoriais e necessidades específicas na criação de diretrizes e protocolos de proteção.

Durante o encontro, as mulheres indígenas tiveram a oportunidade de relatar as dificuldades e os problemas enfrentados em suas aldeias. Emocionada, Lurdelice, vice-capitã da Aldeia Amambai, compartilhou sua experiência: “Em nove meses como vice-capitã da Aldeia Amambai, mais de 200 mulheres já me procuraram relatando ser vítimas de violência. Esta realidade não é fácil”, desabafou.

Após a reunião, os representantes, das subsecretarias do Governo do Estado foram recebidos pelo prefeito de Amambai, Dr. Edinaldo Luiz de Melo Bandeira, em seu gabinete. Lá, discutiram a realidade da violência doméstica tanto na área urbana quanto na área rural, buscando encontrar soluções para enfrentar esse grave problema.

Fonte: Raquel Fernandes/ Secom

Fotos: Adrielly Maciel/ Secom