sexta-feira, 3 de maio de 2024

Prefeitura de Amambai inaugura obra de número 232: quadra coberta na Escola Mbo’erenda Ypyendy Panduí

A Prefeitura de Amambai, por meio da Secretaria Municipal de Educação, inaugurou na tarde desta sexta-feira (32) a obra de número 232 da administração municipal. Trata-se da construção de uma quadra coberta para a Escola Municipal Polo Indígena Mbo’erenda Ypyendy Panduí.

A unidade educacional, que atende centenas de alunos, ganhou um espaço para a prática de esportes e lazer da comunidade, sendo localizada em uma das regiões de crescimento significativo dentro da Aldeia Amambai.

A construção da quadra representa um avanço para a comunidade, atendendo a um antigo anseio da população. Os recursos próprios da administração municipal, aliados ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (FUNDEB) e ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), possibilitaram a concretização desse projeto.

A inauguração contou com a presença de autoridades e parceiros, e as falas dos envolvidos demonstraram a alegria e o orgulho em realizar esse evento tão especial.

Elda Vasques, que é diretora da escola, falou da alegria em tornar esse sonho em realidade e agradeceu a todas as parcerias envolvidas, destacando o cuidado da administração com a população indígena.

O prefeito de Amambai, Dr. Edinaldo Luiz de Melo Bandeira, destacou a importância desse momento para a comunidade da Aldeia Amambai. “A Comunidade Indígena de Amambai é um celeiro de talentos esportivos e temos o dever de apoiar e incentivar o desenvolvimento desses talentos. Vamos juntos aproveitar todas as oportunidades que o esporte proporciona e garantir que esse espaço seja preservado para as gerações futuras”, disse o prefeito.

Lurdelice Moreira, que é vice-capitã da reserva, ressaltou o trabalho árduo e o envolvimento de muitas pessoas e famílias para que a obra se tornasse realidade, reconhecendo-a como um avanço para a comunidade.

O secretário municipal de Assuntos Indígenas, Zenaldo Moreira, Zenaldo celebrou o dia especial, enaltecendo as conquistas da comunidade no cenário esportivo e destacando que a quadra vai contribuir ainda mais para o desenvolvimento desses atletas.

A presidente da Câmara de Vereadores, Lígia Borges, autora da indicação para a construção da quadra coberta, enfatizou o comprometimento da Prefeitura em atender às demandas da comunidade indígena. “A inauguração da quadra representa não apenas um espaço para prática esportiva, mas também um símbolo do compromisso com o crescimento e o sucesso da comunidade indígena de Amambai.”, garantiu.

Zita Centenaro, secretária de educação, ressaltou a importância do investimento e do suporte oferecido pela Prefeitura. Enfatizou que a comunidade indígena de Amambai é referência na educação escolar indígena e garantiu que a construção da quadra coberta na escola municipal reflete o compromisso da administração em promover o avanço da comunidade indígena e o apoio contínuo ao esporte como uma ferramenta de transformação e união.

Veja fotos da inauguração:

Fonte: Patrícia Dapper/SECOM
Fotos: Paula Batista