quinta-feira, 2 de maio de 2024

Amambai recebe o MS em Ação com serviços de Saúde, Segurança e Cidadania para as comunidades indígenas

Evento acontece nesta sexta-feira(25) e sábado(26). Confira abaixo programação completa dos dois dias de evento

Nos dias 25 e 26 de agosto, a Aldeia Amambai será palco da 2ª edição do evento “MS em Ação: Segurança e Cidadania “. Promovida pelo Governo do Estado, em conjunto com a Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) e a Setescc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania)e o apoio da Prefeitura de Amambai, esta iniciativa visa oferecer uma ampla gama de serviços para mais de 10 mil indígenas das etnias Guarani-Kaiowá que residem em Amambai.

Cidadania
Durante esses dois dias, as comunidades indígenas, incluindo membros da Aldeia Amambai, Jaguari e Limão Verde, terão acesso gratuito a diversos serviços essenciais como a emissão de certidões de nascimento (1ª e 2ª vias), carteiras de identidade, títulos de eleitor, CPFs e carteiras de trabalho digitais, declaração de atividade rural, entre outras. Atendimentos do ônibus da Justiça Itinerante, do INSS, da Delegacia de Polícia Itinerante.
A abertura oficial está marcada para às 10h, desta sexta-feira, dia 25, na escola municipal MBO’Eroy Guarani Kaiowá.

Saúde
A saúde também será uma prioridade durante o evento, com equipes das Secretarias Estadual e Municipal de Saúde e da Sesai presentes para aplicar vacinas atrasadas conforme o calendário dos Povos Indígenas. Além disso, a comunidade poderá realizar testes rápidos de Glicemia, Hepatite B, C, Sífilis e HIV e consultas com dentistas e médicos clínico geral, ortopedista e ginecologista. Haverá também vacinação antirrábica para os animais de estimação.

Cultura, entretenimento e outras ações
Também fazem parte da programação atividades recreativas, pinturas corporais, cinema, brinquedos, exposições de animais taxidermizados e de equipamentos utilizados pelas forças de segurança, como Bope, Bpchoque, DOF e Corpo de Bombeiros.

A comunidade poderá ter acesso ainda a cortes de cabelos, limpeza de pele, cursos, palestras e oficinas.

Parcerias
O evento é uma realização da Sejusp, com a colaboração da Setescc, e conta com o apoio da SES, Prefeitura de Amambai, Funai, TJ-MS, Defensoria Pública, TRE, ANOREG-BR, ABO/MS, Fareff, Receita Federal, INSS, Senai, Senac, Fundesporte, Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Instituto de Identificação de Mato Grosso do Sul, Bope, BPChoque, Rede Atacadista Mega, Câmara de Vereadores de Amambai, Coordenadoria Estadual de Polícia Comunitária, Secretarias Municipais de Saúde e Educação de Amambai, Secretaria Municipal de Assuntos Indígenas, Promuse, Proerd, PRF e Funtrab. As atividades ocorrerão nas Escolas Estadual e Municipal Indígena Mbo’eroy Guarani-Kaiowá, proporcionando um ambiente de integração, aprendizado e promoção da cidadania entre as comunidades indígenas e o governo estadual.

Confira Programação Completa