27.8 C
Amambai
quinta-feira, 2 de maio de 2024

Conselhos Comunitários de Segurança Indígena são empossados nas aldeias Amambai e Limão Verde durante “MS Em Ação”

- Publicidade -

Durante a abertura da 2ª Edição do MS Em Ação: Segurança e Cidadania, realizada nesta sexta-feira, dia 25, foi oficialmente empossada a nova Diretoria dos Conselhos Comunitários de Segurança Indígena (CCSI) das aldeias Amambai e Limão Verde, localizadas no município de Amambai. A solenidade marcou um importante passo na busca pela segurança e colaboração dentro das comunidades indígenas.

A iniciativa pioneira de criar Conselhos Comunitários de Segurança Indígena visa promover a colaboração entre as forças de segurança pública e as lideranças locais, visando melhorar a segurança e a qualidade de vida nas aldeias. A implantação dos CCSI foi realizada pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), por meio de resoluções publicadas no Diário Oficial do Estado.

Aldeia Amambai
O Conselho Comunitário de Segurança Indígena da Aldeia Amambai tem sua Diretoria composta pelos seguintes membros para o triênio 2023/2026:
• Presidente: Arcênio Vasque
• Vice-Presidente: Lurdelice Moreira Nelson
• 1º Secretário: Valmir Moreira Araujo
• 2º Secretário: Elda Vasques Aquino
Além da diretoria, os membros efetivos do conselho também foram empossados: Agnaldo Lima, Alcides Morales, Américo Souza Lima, Anderson Rocha Martines, Antônio Bossate, Cesar Morales Benites, Elpidio Romero Pavão, Emiliano Ilário, Ilma Savala Gonçalves, Jakson Quinhone, Jairo Benites Moreira, Miguel Cano, Milton Nelson, Orivaldo Barrio, Paulo Sergio Moreira, Pedro Rodriguês, Rubens Aquino, Viviane Ferreira.


Aldeia Limão Verde
Na Aldeia Limão Verde, a Diretoria do Conselho Comunitário de Segurança Indígena ficou assim constituída:
• Presidente: Alimers Nelson
• Vice-Presidente: Denildo Montiel
• 1º Secretário: Josiel Martins
• 2ª Secretária: Jacielle Vasques Garcia
Os membros efetivos do conselho também foram empossados, incluindo Alisson Rodrigues Ricarte, Aparecida Gonçalves, Aline Batista, Cledson Martins, Dilso Rodrigues, Edson Nunes Martins, Ivanete Vera Nunes, Leonardo de Souza Aquivel, Loide Teixeira, Joanir Martins, Jhon Clenison Rodriguês, Joel Borvão, Nei Di Maico Ricarte, Nelder Nelson Ricarte.

O secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Antonio Carlos Videira, ressaltou que a colaboração entre órgãos de segurança pública e a comunidade é crucial para a diminuição da violência e criminalidade nas aldeias.

As ações dos Conselhos Comunitários de Segurança Indígena se estendem por todo o estado de Mato Grosso do Sul, totalizando oito conselhos. Essa parceria possibilita uma presença mais efetiva das forças de segurança nas aldeias, bem como ações conjuntas entre a polícia e as lideranças locais.

Os membros dos novos conselhos, empossados durante a cerimônia, permanecerão em seus cargos até 2026. Os Conselhos também contam com representantes da Polícia Civil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar, que são membros natos.

Com a criação desses Conselhos, a expectativa é fortalecer os laços de entendimento e cooperação entre as lideranças locais, promovendo a segurança e a qualidade de vida nas comunidades indígenas de Amambai e região.

Para mais informações sobre os Conselhos Comunitários de Segurança Indígena, os interessados podem entrar em contato com a Coordenadoria Estadual de Polícia Comunitária/SEJUSP/MS pelo telefone (67) 3318-6856/6800.

Leia também

- Publicidade -
- Publicidade -