quarta-feira, 1 de maio de 2024

Prefeitura de Amambai desmente informações errôneas divulgadas pela Deputada Lia Nogueira

A Prefeitura de Amambai, por meio da Secretaria de Assistência Social, vem a público esclarecer informações equivocadas divulgadas por uma parlamentar que mencionou a suposta insuficiência de veículos para os serviços assistenciais do município.

A parlamentar em questão, deputada estadual Lia Nogueira, afirmou em matérias veiculadas na imprensa produzidas por sua assessoria, que a assistência social, especificamente o CREAS do município, enfrenta carência de veículos para suas atividades e por isso solicita um veículo específico para supostamente tornar o atendimento suficiente.

No entanto, a Prefeitura rapidamente refutou essas afirmações, trazendo à tona dados claros e precisos que comprovam a realidade dos serviços prestados. Segundo a própria Secretaria Municipal de Assistência Social, há oito veículos em pleno funcionamento e em ótimo estado, como Pálio, Onix, Corsa, ônibus, além de uma Fiat Toro relativamente nova, que tem menos de 300 km rodados. Esta frota tem atendido as necessidades da comunidade de maneira satisfatória, juntamente com uma competente equipe formada por profissionais especializados incluindo assistentes sociais e psicólogos. A alegação de falta de recursos de transporte é, portanto, completamente infundada.

Por meio de pesquisas conduzidas pela administração para avaliar as demandas recebidas, verifica-se que a área da Assistência Social não se posiciona entre as cinco com maior número de solicitações. As áreas de Saúde, Geração de Emprego, Infraestrutura, Habitação e Segurança Pública se sobressaem como as principais. As demandas, destinadas especificamente ao âmbito do CREAS, são resolvidas em um curto espaço de tempo, não possuindo demandas acumuladas.

Os profissionais que atuam na Secretaria de Assistência Social se mostraram surpresos e desapontados com a atitude da parlamentar. Afinal, Lia Nogueira é também uma profissional da área de comunicação e deveria compreender a importância de verificar informações antes de divulgá-las. Sua ação precipitada e desinformada demonstra um claro desconhecimento da realidade local.

O prefeito de Amambai, Dr. Edinaldo Luiz de Melo Bandeira, destacou que a atual gestão valoriza e acolhe as demandas dos parlamentares, mas ressaltou a importância de abordar essas questões de maneira ética e responsável.

“O mínimo que espero da parlamentar é uma retratação em respeito aos servidores e a tudo aquilo que temos feito pela Prefeitura. Meu gabinete, meu celular e toda minha gestão estão à disposição para a deputada vir trabalhar”, declarou o prefeito.

É importante observar que a parlamentar nunca esteve no município em agenda oficial, o que levanta questionamentos sobre sua base para tais alegações. A Prefeitura salientou que apenas os secretários são autorizados a falar pelas suas correspondentes pastas, sob supervisão e coordenação da Secretaria Municipal de Comunicação, e que em nenhum momento a parlamentar ou sua assessoria buscaram informações com a Prefeitura.

Essa controvérsia destaca a importância da verificação rigorosa de informações antes de serem divulgadas. Fica claro que as ações impulsivas e infundadas podem prejudicar a imagem de instituições e indivíduos, e é fundamental que os parlamentares, como representantes do povo, estejam bem informados antes de fazerem declarações públicas.

CREAS Amambai

O Creas faz parte da Secretaria de Assistência Social do Município. Confira como é a formada a Assistência Social local:

• 2 CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) localizados na Vila Cristina e Vila NhuVera. O CRAS NhuVera realiza o Projeto Florestinha e outras ações.
• 1 CAD ÚNICO para Cadastro Único de Programas do Governo Federal, incluindo o Programa Bolsa Família e outros.
• 1 Centro da Juventude para Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.
• 1 CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) localizado no Centro.
• 1 Acolhimento para Crianças e Adolescentes de 0 a 17 anos e 11 meses.

Serviços Oferecidos no CREAS:
• PAEFI (Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos): Oferece apoio, orientação e acompanhamento a famílias em situação de ameaça ou violação de direitos, abrangendo violência intrafamiliar, abuso sexual, negligência, etc. Público-alvo inclui crianças, adolescentes, mulheres, pessoas com deficiência e idosos. Foram acompanhadas 230 famílias até julho de 2023;
• Atendimento a Adolescentes em Cumprimento de Medida Socioeducativa, Liberdade Assistida e Prestação de Serviço à Comunidade: Proporciona apoio e acompanhamento a adolescentes e jovens em cumprimento de medidas judiciais em meio aberto. Atendeu 109 adolescentes/adultos até julho de 2023;
• AEPETI (Ações Estratégicas do Programa de Erradicação ao Trabalho Infantil): Inclui ações para prevenir e erradicar o trabalho infantil, protegendo crianças e adolescentes e suas famílias;
• Acolhimento Institucional (Casa Acolhida Fraterna): Provisão temporária de abrigo para crianças e adolescentes em situação de risco pessoal e social, quando suas famílias não podem cuidar deles. Capacidade para 20 acolhidos.
Atendimentos Realizados:
• Atendimentos individualizados: 317.
• Visitas domiciliares: 107.
• Famílias encaminhadas para o CRAS: 87.
• Atendimentos em grupo: 8.

Esses dados fornecem um panorama das atividades da Secretaria de Assistência Social de Amambai, destacando os serviços prestados, os públicos atendidos e os números de atendimentos realizados de janeiro a julho de 2023.

Fonte: Secom