quinta-feira, 2 de maio de 2024

Estudantes da Rede Pública Municipal de Amambai são avaliados pelo Sistema de Avaliação de Educação – SAEBAI

Alunos do 2º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental participam de avaliação para monitorar a qualidade do ensino municipal.

No período de 11 de setembro a 26 de setembro, aproximadamente 1500 alunos da rede municipal de ensino de Amambai participaram de avaliações de Língua Portuguesa e Matemática, como parte do Sistema de Avaliação de Educação de Amambai, conhecido como SAEBAI.

De acordo com a secretária municipal de Educação, Zita Centenaro, o SAEBAI é um sistema de avaliação educacional que tem como objetivo monitorar e aprimorar a qualidade do ensino oferecido pela rede municipal. As avaliações abrangeram os alunos matriculados nos 2º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental, e seu principal propósito é auxiliar professores e gestores no acompanhamento do desenvolvimento das habilidades exigidas nessas disciplinas em avaliações em larga escala. Além disso, as avaliações visam avaliar a qualidade da educação básica e fornecer suporte para a formulação, reformulação e monitoramento das políticas educacionais conduzidas pela Secretaria Municipal de Educação.

As avaliações contaram com a participação ativa dos alunos e o apoio da equipe da Secretaria Municipal de Educação de Amambai. A coordenação das provas ficou a cargo da Professora Mestra Priscila da Rosa Lescano Dias e da Doutoranda Liziana Arâmbula Teixeira, que desempenharam um papel fundamental na organização e aplicação das avaliações.

A avaliação educacional desempenha um papel essencial na melhoria contínua do sistema de ensino, auxiliando na identificação de áreas de aprimoramento e no acompanhamento do progresso dos estudantes. Os resultados do SAEBAI não apenas beneficiam os educadores e gestores, mas também contribuem para uma educação de maior qualidade e eficácia, preparando os alunos para um futuro de sucesso.

A Prefeitura de Amambai reforça seu compromisso com a educação de qualidade e agradece a dedicação dos estudantes, professores, e equipe de apoio que tornaram possível a realização das avaliações do SAEBAI.