quinta-feira, 2 de maio de 2024

Um dia histórico para a Arte e Cultura em Amambai: 35 Artesãos recebem Carteira Nacional

Na última sexta-feira, dia 5, Amambai testemunhou um evento inédito na arte e cultura do município: 35 artesãos foram oficialmente reconhecidos e receberam a Carteira Nacional de Artesão. A ação ocorreu ao longo do dia na Câmara Municipal de Amambai, marcando um marco significativo para a comunidade artesanal da região.

O processo para a obtenção da carteira foi simplificado e eficiente. Os artesãos compareciam na câmara, apresentavam seus materiais de trabalho, respondiam a um questionário e, em seguida, recebiam sua carteira emitida na hora. O documento, já plastificado, foi entregue a cada profissional, proporcionando uma sensação de oficialidade e reconhecimento.

Entre os beneficiados estava Flávia Françolin Nogueira, uma artesã que há seis anos se dedica à confecção de laços. Emocionada, Flávia expressou sua felicidade por finalmente ter um documento que a legitima como profissional. “Agora podemos participar de mais editais, vender para todo o Brasil e tornar cada vez mais profissional nossos serviços, expandindo nossas possibilidades de retornos financeiros”, afirmou ela.

A iniciativa contou com a participação das técnicas da Gerência de Artesanato da Fundação de Cultura do Mato Grosso do Sul, Rose e Eliana, que expressaram sua gratidão pelo empenho do município em promover essa ação pioneira. Eliana Rodrigues destacou a importância da Carteira Nacional de Artesão, enfatizando que agora é um requisito fundamental para os artesãos exercerem sua atividade não apenas em Amambai, mas em todo o Brasil. Ela ressaltou também a parceria com a vereadora Cida Farias e a administração municipal, que tornaram possível a impressão e plastificação imediata das carteiras, uma prática inédita na região.

A vereadora Cida Faria expressou seu agradecimento ao prefeito de Amambai, Dr. Edinaldo Luiz de Melo Bandeira, pelo apoio irrestrito que possibilitou a realização desse feito inédito. Além disso, reconheceu o suporte da empresa C. S. Informática, que forneceu todo o equipamento necessário para a impressão e plastificação das carteiras.

Para aqueles que não puderam comparecer ao evento, a Casa Art, localizada no Terminal Rodoviário de Amambai, está disponibilizando formulários para os interessados em obter a Carteira Nacional de Artesão. Essa iniciativa visa garantir que todos os artesãos do município tenham a oportunidade de regularizar sua situação profissional e desfrutar dos benefícios proporcionados por esse reconhecimento oficial.

Fonte: Raquel Fernandes/Secom