quinta-feira, 9 de maio de 2024

Audiência Pública sobre o Plano de Saneamento Básico de Amambai abre Semana do Meio Ambiente

Abrindo a programação da Semana do Meio Ambiente, a Prefeitura de Amambai, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMAI), em parceria com a empresa NOVA ENG, realizou na noite desta segunda-feira, 5 de junho, uma audiência pública sobre o Plano de Saneamento Básico do município.

A atividade teve como intuito apresentar a população o diagnóstico do saneamento básico de Amambai, ressaltando o abastecimento de água, poços em operação, água tratada, estações de tratamento, estações elevadas, estruturas de drenagem e muito mais, abrindo um espaço para que os munícipes pudessem opinar e compartilhar suas vivências.

No ato, a educadora ambiental da SEMAI, Marta Soares Ferreira, que representou o secretário Luciney Bampi, falou sobre o contexto histórico da cidade de Amambai e em como sonhavam com o saneamento básico que hoje é uma realidade. “Essa audiência pública será necessária para revisar o diagnóstico da situação, mostrando o compromisso do poder público de conversar, abrir um debate, na busca de novas perspectivas”, afirmou.

Lígia Borges, presidente da Câmara Municipal de Vereadores, falou sobre a felicidade na infância quando surgiam novos esgotos, em poder brincar nos tubos e a atual de ver o quanto avançamos no saneamento. “Como representante do Legislativo fico muito feliz em pensar no que alcançamos e no quanto ainda podemos avançar na busca do mundo que queremos para os nossos filhos”, disse.

Representando o prefeito Edinaldo Luiz de Melo Bandeira, o vice Rodrigo Selhorst ressaltou a importância de discutir o saneamento básico e o UP que o meio ambiente recebeu durante a gestão. “Nosso município é o que mais recebe ICMS ecológico em todo o Estado, isso é motivo de orgulho e mostra como estamos na frente, sendo referência neste trabalho tão importante”, concluiu.

Estiveram presentes prestigiando a programação, além das autoridades já citadas, o gerente local da SANESUL Silvaney Feliz, os vereadores Odil Puques, Cida Farias e Rosa Linda Rodrigues, a equipe da COOPERCICLA, o secretário de Desenvolvimento Econômico Roberto Racchtiune e o secretário de Assuntos Indígenas Zenaldo Moreira.

A população ainda está convidada a contribuir com o Plano conhecendo um pouco mais sobre os recursos do município através do SITE ou deixando seu comentário preenchendo o formulário disponível AQUI.