quinta-feira, 9 de maio de 2024

Semana do Meio Ambiente: programação começa nesta segunda com Audiência Pública do Plano de Saneamento Básico

A Semana de Meio Ambiente começa nesta segunda-feira, 5 de junho e segue até sexta com a proposta de estimular a população a discutir sobre novas perspectivas de desenvolvimento sustentável do planejamento do território de nossa cidade, considerando a diversidade étnica e cultural, sobretudo a biodiversidade presente que oferece ao município uma característica híbrida, entre campo e cidade, aldeia e cidade, ruralidade e vida urbana.

Reflexões sobre o uso consciente da tecnologia, o consumo inteligente, a conservação do solo, a proteção das florestas e Áreas de Preservação Permanente, a recuperação de nascentes, a conservação dos recursos hídricos, a limpeza de galerias e bueiros, a prática da coleta seletiva, a valorização da agricultura sustentável, a enfatização da educação ambiental, entre outras ações, se fazem urgentes e de suma importância para a manutenção qualidade de nosso meio ambiente.

E em parceria com o CONISUL e com a Itaipu Binacional por meio do Coletivo Educador, a Prefeitura de Amambai, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMAI), estará refletindo sobre uma agricultura comprometida com a conservação dos recursos naturais presentes no município.

As atividades terão início nesta segunda-feira, 5 de junho, na Câmara Municipal de Vereadores às 19 horas com o lançamento da Campanha de Coleta de Pilhas e Baterias e a 1ª Audiência Pública do Plano de Saneamento Básico de Amambai.

No dia 6, a partir das 9h30, serão realizadas duas palestras na Escola Agrícola Lino do Amaral Cardinal com os temas “Agronomia – possibilidades de se valorizar o meio ambiente” e “Uso e conservação do solo”.

A programação continua no dia 7, às 19 horas, no auditório da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), com duas oficinas: uma sobre como funciona uma cidade e relações com meio ambiente e a segunda sobre o panorama do planejamento urbano no Brasil e a importância do Plano Diretor.

O secretário responsável pela pasta, Luciney Bampi, informa ainda que entre os dias 5 e 25 de junho serão realizadas diversas ações de educação ambienta nas escolas municipais e no Projeto Florestinha. “Preparamos muitas ações para essa semana tão importante para o nosso município e para todo o mundo, venha participar”, afirmou.

Fonte: Bruna Corrêa/SECOM