quinta-feira, 2 de maio de 2024

Cerca de 10 mil indígenas de Amambai receberam atendimentos no programa MS em Ação

No último fim de semana, nos dias 25 e 26 de agosto, a Aldeia Amambai foi o cenário de mais uma edição do Programa MS em Ação. Cerca de 10 mil indígenas foram beneficiados com uma série de serviços e atividades promovidas pelo programa, que visam proporcionar atendimentos diversos e promover a cidadania entre os povos originários.

Durante o evento, os indígenas tiveram a oportunidade de regularizar documentos pessoais, atualizar vacinações atrasadas e emitir certidões de nascimento, carteira de identidade, título de eleitor, CPF e carteira de trabalho. Além disso, foram oferecidos atendimentos médicos e odontológicos, orientações sobre higiene bucal com distribuição de kits de higiene dental, oficinas, palestras e recreação para as crianças.

Uma das ações de destaque foi a realização de casamentos, divórcios e acordos judiciais no ônibus da Justiça Itinerante do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, proporcionando acesso à justiça e soluções legais. O evento também contou com serviços de saúde, como vacinação de cães contra a raiva, imunizações contra doenças como a paralisia infantil, difteria e tétano, além de medição de glicemia e aferição de pressão arterial.

Os atendimentos foram realizados por profissionais da Policlínica da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar, garantindo assistência médica e odontológica de qualidade. O diretor da Escola Estadual Mbo’eroy Guarani-Kaiowá da aldeia Amambai, Duadino Martines, enfatizou a importância do evento para a comunidade indígena, já que traz serviços essenciais de forma acessível.

O evento, intitulado “MS Em Ação: Segurança e Cidadania”, foi realizado pelo Governo do Estado em parceria com a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), com o apoio da Secretaria de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania (Setescc). A abertura da segunda edição do programa na Aldeia Amambai foi marcada por apresentações de dança indígena, rezas, e a posse dos membros do Conselho Comunitário de Segurança Pública das aldeias Amambai e Limão Verde.

Estiveram presentes na abertura do evento, o secretário-executivo de Segurança Pública da Sejusp, coronel Wagner Ferreira da Silva, o desembargador do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, Alexandre Bastos, a subsecretária da Setescc, Viviane Luiza, a presidente da Câmara de Vereadores de Amambai, Lígia Borges, os veradores Tato Souza, Joanir Martins, Odil Puques, Cida Farias, secretário municipal de assuntos indígenas, Zenaldo Moreira, líderes de entidades e associações do município.

Durante o discurso, a presidente da Câmara Municipal, vereadora Lígia Borges, destacou que o Prefeito de Amambai, Dr. Bandeira, tem empenhado muita atenção aos assuntos relacionados aos indígenas, com um olhar especial em sua gestão. Constantemente, são empreendidas iniciativas que visam atenuar desafios nas aldeias.

O secretário-executivo de Segurança Pública da Sejusp, coronel Wagner Ferreira da Silva, destacou a importância do evento como um mutirão para atender a comunidade, oferecendo serviços públicos e promovendo a cidadania. A ação foi encerrada no Pólo Indígena Mbo’eroy Guarani-Kaiowá com atividades lúdicas para as crianças, exposições culturais e apresentações das forças de segurança.

Viviane Luiza, secretária adjunta da Setescc, enfatizou que o evento considerou as particularidades culturais dos povos originários e proporcionou uma experiência completa para a comunidade. O evento demonstrou a preocupação do Governo do Estado em aproximar serviços públicos essenciais das comunidades indígenas, fortalecendo a cidadania e o acesso a direitos fundamentais.

Fonte: Raquel Fernandes/ Secom

Fotos: Adrielly Maciel/ Secom