quinta-feira, 9 de maio de 2024

Primeira etapa de Aplicação do Fumacê segue até terça-feira (13), em Amambai

Ação visa auxiliar no combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue e Chikungunya

A Prefeitura de Amambai, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, deu início nesta segunda-feira à aplicação do Fumacê na vila Alcindo Franco Machado, como parte de uma estratégia intensiva de combate aos casos de Dengue e Chikungunya causados pelo mosquito Aedes Aegypti. A programação abrangerá a região até a próxima terça-feira, dia 13.

Os agentes de endemias, em parceria com técnicos da Secretaria Estadual de Saúde, realizaram uma reunião para discutir a abordagem e iniciar os trabalhos. Durante o dia, os agentes visitam as residências da região vilas e orientam os moradores sobre a aplicação do fumacê e a importância de colaborarem com as medidas de prevenção.

A recomendação é que, durante o período de aplicação, das 17h às 21h, os moradores deixem portas e janelas abertas para permitir a melhor infiltração do inseticida. O Ministério da Saúde do Governo Federal disponibilizou o inseticida, classificado como eficaz para o bloqueio mecânico.

A Secretária de Saúde, Dirlene Zanetti, destaca a importância do horário escolhido para a aplicação do Fumacê, pois coincide com o período de maior circulação do mosquito, otimizando a eficácia do produto. Ela ressalta que a aplicação deve ser feita duas horas antes do pôr do sol e até duas horas depois, evitando o período de maior evaporação do veneno.

Diante do crescente índice das doenças e das condições climáticas favoráveis à proliferação do mosquito, a Secretaria de Saúde enfatiza a necessidade da colaboração dos moradores no combate aos focos do mosquito, pedindo que descartem corretamente recipientes que possam acumular água parada. O envolvimento de todos é crucial nessa luta contra as doenças transmitidas pelo Aedes Aegypti.

A Prefeitura de Amambai reforça seu compromisso com a saúde pública e continuará implementando ações preventivas para proteger a população dessas enfermidades.
Confira cronograma de aplicação do Fumacê:

• – Quinta-feira, 8 de fevereiro: Vila Rosa, Vila Copacabana, Vila Corrêa, Vila Crepúsculo II, Vila Crepúsculo III, Vila Vargas, Vila Rosa, Residência Pôr do Sol, Residencial Bonito e Vila Jussara.
  • – Sexta-feira, 9 de fevereiro: Vila Gisele, Vila Estrela, Vila Graciela, Vila Primavera, Vila Cruzeiro, Vila Cláudia, Vila Vilarinho, Vila Manvailer, Vila Presidente Vargas, Vila Mendonça e Vila Nova Esperança.
  • – Sábado, 10 de fevereiro: Vila Cassiano Marcelo, Vila Pimentel, Vila Guaicurus, Vila Crepúsculo I, Vila Monte Cristo, Vila Doriane, Vila Cassiano Marcelo e Vila Pimentel.
  • – Domingo, 11 de fevereiro: Vila Cristina, Vila Guape, Vila Esperança e Vila Flor.
  • – Segunda-feira, 12 de fevereiro: Residencial Dom Leon e Residencial Analy.
  • – Terça-feira, 13 de fevereiro: Vila Limeira, Vila Santo Antônio e Vila Nossa Senhora Aparecida.

Fotos: Raquel Fernandes/Secom

Fonte: Secom