quarta-feira, 8 de maio de 2024

Dengue: Controle de Vetores apresenta cronograma de aplicação do Fumacê em Amambai

Finalmente o Ministério da Saúde do Governo Federal disponibilizou aos municípios o inseticida para o bloqueio mecânico com eficácia para eliminação de vetores sem danos ao meio ambiente e assim que a notícia foi recebida a Prefeitura de Amambai, por meio da Secretaria Municipal de Saúde já disponibilizou o cronograma de aplicação do Fumacê em toda a cidade.

Os números da Dengue e Chikungunya, doenças causadas pelo mosquito Aedes Aegypti, não param de crescer e apesar de todas as medidas tomadas pelo Controle de Vetores o índice não parece diminuir, isso se dá devido ao período de estiagem com chuvas diárias e muito calor, essenciais para a proliferação do inseto.

Dessa forma, a partir desta segunda-feira, 5 de fevereiro, é requisitado aos moradores da região definida para a data que deixem as portas e janelas de suas residências abertas das 17h às 21h abertas, para melhor infiltração do inseticida. Segundo a secretária de Saúde, Dirlene Zanetti, este o horário apresenta maior circulação do mosquito e propícia a maior durabilidade do produto.

“Segundo os técnicos, a aplicação deve ser realizada duas horas antes do pôr do sol e até duas horas depois, justamente porque no sol o veneno evapora muito rápido, diminuindo assim a sua eficiência”, disse ela.

Ainda de acordo com a responsável pela pasta, é preciso que os moradores combatam os focos, descartando de maneira correta recipientes que possam portar água parada. “Precisamos da colaboração de todos nessa luta”, concluiu.

Confira a data em que sua vila será atendida:

• Segunda-feira, 5 de fevereiro: Vila Marechal Rondon, Vila Mangay, Vila Indiana, Vila Glória, Vila Pazeto, Conjunto Habitacional Nhu-Verá e Conjunto Habitacional Alcindo Franco Machado.
  • Terça-feira, 6 de fevereiro: Vila Xavier, Vila Mariana, Vila Fioramonte, Vila São Luiz, Jardim Ana Mansano, Vila Martins, Vila São Francisco, Vila Etelvina, Vila Paulista e Vila São Jorge.
  • Quarta-feira, 7 de fevereiro: Vila Joana Batista, Vila Orlando Viol, Jardim Panorama, Vila Independência, Vila Boa Sorte, Vila Santa Catarina e Vila Alva.
  • Quinta-feira, 8 de fevereiro: Vila Rosa, Vila Copacabana, Vila Corrêa, Vila Crepúsculo II, Vila Crepúsculo III, Vila Vargas, Vila Rosa, Residência Pôr do Sol, Residencial Bonito e Vila Jussara.
  • Sexta-feira, 9 de fevereiro: Vila Gisele, Vila Estrela, Vila Graciela, Vila Primavera, Vila Cruzeiro, Vila Cláudia, Vila Vilarinho, Vila Manvailer, Vila Presidente Vargas, Vila Mendonça e Vila Nova Esperança.
  • Sábado, 10 de fevereiro: Vila Cassiano Marcelo, Vila Pimentel, Vila Guaicurus, Vila Crepúsculo I, Vila Monte Cristo, Vila Doriane, Vila Cassiano Marcelo e Vila Pimentel.
  • Domingo, 11 de fevereiro: Vila Cristina, Vila Guape, Vila Esperança e Vila Flor.
  • Segunda-feira, 12 de fevereiro: Residencial Dom Leon e Residencial Analy.
  • Terça-feira, 13 de fevereiro: Vila Limeira, Vila Santo Antônio e Vila Nossa Senhora Aparecida.

Fonte: Bruna Corrêa/SECOM