26.6 C
Amambai
terça-feira, 30 de abril de 2024

Prefeitura de Amambai e TJMS capacitam profissionais da educação sobre violência contra crianças e adolescentes

- Publicidade -

A Prefeitura de Amambai, por meio da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Coordenadoria da Infância e Juventude do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS), promoveu uma importante capacitação voltada para profissionais da educação do município. O evento, realizado na última quinta-feira, dia 04, abordou a temática da violência contra crianças e adolescentes e contou com a participação de diversos especialistas na área.

Durante todo o dia, das 07h às 11h e das 13h às 17h, os participantes tiveram a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos sobre questões relacionadas à proteção da infância e adolescência. Entre os presentes estavam a Secretária Municipal de Educação, Zita Centenaro, a psicóloga Elenice Santos, a assistente social do TJMS, Doemia Ceni, as psicólogas do TJMS, Renata Giancursi, e a psicanalista e autora do livro “Estrelas na Cabana”, Viviane Vaz.

Destacando a importância da Lei da Escuta Protegida (LEI Nº 13.431, DE 4 DE ABRIL DE 2017) como um marco na normatização do sistema de garantia de direitos das crianças e adolescentes, a assistente social Doemia Ceni do TJMS abordou os procedimentos para o fluxo e atendimento das vítimas ou testemunhas de violência. Em suas palavras, a legislação oferece um entendimento claro dos diferentes tipos de violência, incluindo a violência sexual, e define os mecanismos para seu enfrentamento.

Além disso, a assistente social ressaltou a necessidade de uma abordagem preventiva por parte das autoridades municipais, estaduais e federais, enfatizando o papel dos profissionais capacitados na realização da escuta especializada. Ela compartilhou um vídeo do estado do Rio Grande do Sul, pioneiro na implementação da escuta protegida de crianças e adolescentes, destacando a importância de um método mais sensível e adequado para ouvir as vítimas, longe dos procedimentos que as tratam como adultos.

O evento representou um importante passo na qualificação dos profissionais da educação e reafirmou o compromisso das instituições envolvidas com a proteção dos direitos das crianças e adolescentes, bem como na prevenção e enfrentamento da violência contra os mesmos.

Leia também

- Publicidade -
- Publicidade -