sábado, 27 de abril de 2024

Comunidades indígenas do município são beneficiadas com distribuição de leite do Programa de Aquisição de Alimentos

Durante a tarde desta sexta-feira, 15 de março, a Prefeitura de Amambai, por meio das Secretarias Municipais de Assistência Social, Agricultura e Pecuária e Assuntos Indígenas, realizou a primeira distribuição de leite do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) na Aldeia Limão Verde.

Na data, 600 famílias da comunidade, organizadas pelos agentes comunitários de saúde, foram atendidas, cada uma delas com 5 litros de leite.

O processo continuará por 14 semanas, até que todas as famílias indígenas do município sejam beneficiadas, totalizando os 41660 litros adquiridos com recursos disponibilizados pelo Governo Federal através do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome da Cooperativa dos Produtores Rurais do Assentamento Itamarati (COOPERAI).

Alimer Nelson, capitão da Aldeia, foi quem recebeu os convidados. Ele desejou as boas-vindas e afirmou que a comunidade está sempre de portas abertas. “É motivo de muita felicidade esta ação tão importante para a nossa gente, em nome de todas as nossas famílias agradeço envolvidos nesta grande conquista”, afirmou.

O secretário de Agricultura e Pecuária de Amambai, Josué de Barros, ressaltou a felicidade da administração municipal em atender a demanda pública tão importante para a nutrição. “Estamos gratos por estar aqui hoje participando desta entrega que favorece o público em situação de vulnerabilidade, distribuindo um alimento que fará a diferença na vida dos nossos irmãos”, disse ele.

Cada família recebeu 5 litros de leite / Foto: Bruna Corrêa/SECOM

Humberto de Mello Pereira, Secretário Executivo de Agricultura Familiar dos Povos Originários e Comunidades Tradicionais do Mato Grosso do Sul, falou sobre o prazer de voltar a Aldeia Limão Verde, dessa vez representando o Governo do Estado e por participar da primeira entrega desse item que trará melhoria para a condição alimentar das crianças e anciões da comunidade. “Foram aproximadamente R$ 245 mil investidos para adquirir os laticínios que hoje estão sendo entregues, tenho certeza que na cesta que vocês recebem não há uma leite da mesma qualidade, esta é uma política pública que foi prometida e agora está sendo entregue”, afirmou.

Além das autoridades já citadas, estiveram presentes no ato a Coordenadora de Compras Institucionais da SEMADESC Carlinda Rezende, o Coordenador de Povos Originários e Comunidades Tradicionais da SEMADESC Dionedison Terena, o Presidente do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA) Pedro Fernandes Costa Gaeta, a secretária municipal de Assistência Social Eronilde Melo e o secretário municipal de Assuntos Indígenas Zenaldo Moreira.

PAA

O PAA tem como objetivo contribuir como complementação para o abastecimento alimentar de famílias que estejam em situação de vulnerabilidade social ou em estado de insegurança alimentar por meio da distribuição gratuita de leite.

Além disso, o Programa fortalece o setor produtivo local e a agricultura familiar garantindo a compra do leite de agricultores familiares, com prioridade para aqueles agrupados em organizações fornecedoras ou inscritos no Cadastro Único, a preços justos

O projeto é idealizado pelo Governo Federal e a distribuição é realizada por meio do Governo Estado, através da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (SEMADESC) em parceria com o município beneficiado.

Fonte: Bruna Corrêa/SECOM