sexta-feira, 26 de abril de 2024

Prefeitura e Ministério Público preparam medidas para melhoria da qualidade ambiental de córregos do município

Os córregos Cabeceira da Lagoa e Areião, que margeiam nossa cidade a oeste da área urbana, têm grande importância histórica e cultural para os amambaienses, sendo sempre lembrados pelos primeiros moradores de Amambai como local de lazer e de grande beleza paisagística.

Estes cursos d’água, nas últimas décadas, tem sofrido diversos impactos promovidos pelo desenvolvimento de nossa cidade e da consequente atividade humana, estando praticamente integrados a sua malha urbana.

Por isso, a Prefeitura de Amambai por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMAI) junto a Secretaria Municipal da Cidade e ao Ministério Público dará início em breve a diversas ações e metas com o objetivo eminente de melhorar a qualidade ambiental desde as nascentes.

Já foram realizados o mapeamento destes cursos d’água e da área urbana lindeira a estes, bem como o seu diagnóstico ambiental. Atualmente, está sendo desenvolvida a etapa de levantamento e a identificação dos proprietários e os locais que apresentam algum tipo de degradação, para que em breve comecem a ser executadas as ações necessárias para recuperação do ambiente, estando entre estas: recuperação das Áreas de Preservação Permanente (APP) do Córregos Areião e Cabeceira da Lagoa por meio de seu isolamento e plantio de mudas nativas, mutirões de limpeza, fornecimento de local adequado para resíduos e destinação ambiental adequada dos esgotos sanitários, entre outras ações.

Todo o projeto visa conscientizar a população a respeito da destinação de seus rejeitos, promovendo a educação ambiental local e regional, para que tratem com respeito a destinação de seus resíduos sólidos, protegendo assim os bens naturais do município.

Confira abaixo o mapa que retrata a área que será atendida e mais fotos:

Secretário de Meio Ambiente Luciney Bampi e equipe da SEMAI junto ao promotor de justiça Michel Maesano Mancuelho.