sexta-feira, 26 de abril de 2024

Em Amambai, Vigilância em Saúde realiza Dia D de enfrentamento e combate à Dengue

A Prefeitura de Amambai, por meio da Vigilância em Saúde, realizou na última sexta-feira, 18 de novembro, o Dia D de enfrentamento e combate à Dengue, ação idealizada pela Secretaria de Estado de Saúde com foco em conscientizar a população para eliminação do Aedes Aegypti.

As equipes da Vigilância Sanitária, Vigilância Epidemiológica e do Controle de Vetores estiveram reunidas na praça central Coronel Valêncio de Brum, nas proximidades do semáforo, distribuindo panfletos e oferecendo orientações aos munícipes sobre a doença.

No local, também foi colocada uma tenda com amostras de ovos, larvas e mosquitos, além de um microscópio para análise dos moradores sobre as diferenças entre os mosquitos comuns e o Aedes Aegypti, para que possam em eventuais ocasiões diferencia-los.

Segundo a secretaria municipal de Saúde, Dirlene Zanetti, uma programação específica foi realizada durante toda a semana com palestras nas unidades educacionais do município sobre a importância da limpeza nas casas e quintais, evitando manter a água parada.

“Mato Grosso do Sul é um Estado endêmico, entre os 79 municípios, apenas 6 deles não possuem alto índice de incidência da Dengue, estamos à beira de um colapso, uma pandemia da doença, por isso, precisamos tomar todos os cuidados dentro de casa e unir forças nessa luta”, concluiu Dirlene.

Fonte: Bruna Corrêa/SECOM