quarta-feira, 24 de abril de 2024

Programa Futuro Cidadão leva orientação e cuidados a mais de 100 gestantes amambaienses

O programa é uma realização da Prefeitura de Amambai por meio da Secretaria de Assistência Social e da Secretaria de Saúde e atende em torno de 100 gestantes por ano.

Levar cuidados e orientações a respeito do período gestacional bem como da maternidade às gestantes do município de Amambai. Este é o objetivo do programa Futuro Cidadão, realizado pela Prefeitura de Amambai por meio da Secretaria de Assistência Social (SAS).

O Futuro Cidadão é desenvolvido pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) em parceria com a Secretaria de Saúde por meio de Unidades Básicas de Saúde e atende em torno de 100 gestantes promovendo inúmeras atividades socioeducativas de caráter preventivo e informativo, como palestras, rodas de conversa, etc.

As palestras são realizadas 10 vezes ao ano por profissionais como enfermeiros, psicológicos, nutricionistas, dentistas, fonoaudiólogos e assistentes sociais.

Ao participarem de pelo menos de 4 reuniões, as futuras mamães são premiadas com um kit contendo roupinhas, touca, luvas, sapatinhos, meias, fraldas de boca, cueiro, toalha de banho e bolsa maternidade.

Carla Jardim Fernandes é uma das gestantes que participaram das atividades realizadas no Posto de Saúde da vila Limeira no dia 11 de novembro, sobre as mudanças emocionais ocasionadas em decorrência da gravidez. Ela, que participava de sua segunda palestra, disse que os conhecimentos advindos desses encontros são muito importantes.

“Aqui, nós aprendemos muitas coisas e entendemos muito do que acontece com nosso corpo, nossa mente e nossas emoções, então, nos sentimos muito mais seguras nessa fase da nossa vida”, comentou a futura mamãe, que estava com 16 semanas de gestação.

*Requisitos para participar*

Para participar dos encontros e palestras, que acontecem nos postos de Saúde Doriane, Guape, Mangay e Limeira, basta a gestante ser moradora do município e procurar sua unidade de saúde munida de documentos e NIS.

Fonte: Patrícia Dapper/Secom